Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4373
Título: | A relação entre a escola e a família diante das práticas de violência no cotidiano escolar |
Autor(es): | Cambuí, Cláudia de Andrade |
Assunto: | Violência na escola Lar e escola |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 21-Jan-2013 |
Referência: | CAMBUÍ, Cláudia de Andrade. A relação entre a escola e a família diante das práticas de violência no cotidiano escolar. 2012. 33 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012. |
Resumo: | A violência aparece na escola como uma representação da sociedade, na medida em que reflete os pensamentos e costumes de dominação e poder por meio de diversas manifestações. Nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de compreender a possibilidade de relacionamento entre a escola e a família diante das práticas de violência na escola. Para tanto, torna-se necessário compreender as causas e consequências da violência no cotidiano escolar. Essa violência que é disseminada na sociedade, em todas as suas manifestações, é um problema presente também na escola, onde ocorrem problemas diários de violência, que interferem de forma significativa no processo de ensino aprendizagem. A escola, no entanto, pode ser espaço de desconstrução da violência, por meio da convivência entre os diversos agentes da comunidade escolar e da construção de valores comuns. Dessa forma, projetos e outras atividades devem ser vistos como mecanismos para promoção da solidariedade, disciplina e respeito, podendo atuar no resgate do equilíbrio e da auto-estima dos seus participantes, evidenciando a participação da família e de sua relação com a escola. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons