Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43704
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_Integracao_Sistemas_Seguranca_Publica_tcc.pdf922,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Integração dos sistemas de segurança pública no Brasil : desafios e soluções
Autor(es): Vieira, Dayvson Figueiredo
Remígio, Jadhyel Vieira
Santos, Jimmy Felipe Gomes dos
Silveira, Marcos Andrade
Moreira, Thomás de Assunção
Orientador(es): Nascimento, Thiago Gomes
Assunto: Segurança pública
Tecnologia em segurança pública
Sistemas de informação de segurança pública
Data de apresentação: 31-Mar-2025
Data de publicação: 10-Fev-2026
Referência: VIEIRA, Dayvson Figueiredo et al. Integração dos sistemas de segurança pública no Brasil: desafios e soluções. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão e Governança de Segurança Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A segurança pública no Brasil enfrenta o desafio de conciliar a descentralização federativa com a necessidade de integração dos sistemas de informação. A fragmentação entre os órgãos de segurança compromete o compartilhamento de dados e a eficiência das políticas públicas. Este trabalho tem como objetivo geral analisar os efeitos da descentralização dos sistemas de segurança pública no Brasil, identificando obstáculos técnicos e institucionais à integração e propondo soluções tecnológicas e estratégicas. Utilizando uma abordagem quanti-qualitativa, com análise de dados secundários e entrevistas com profissionais da área, o estudo evidencia que a falta de padronização e interoperabilidade dificulta a captura de criminosos, reduz a eficiência investigativa e compromete a alocação de recursos. Como solução, propõe-se a criação de um sistema nacional integrado e descentralizado, com padrões unificados e uso de tecnologias como computação em nuvem e inteligência artificial. Conclui-se que a integração dos sistemas é essencial para fortalecer a governança, a cooperação interinstitucional e a eficácia das políticas de segurança no país.
Abstract: Public security in Brazil faces the challenge of reconciling federal decentralization with the need for integration of information systems. The fragmentation among security agencies undermines data sharing and the effectiveness of public policies. This study aims to analyze the effects of decentralization in Brazil's public security systems, identifying technical and institutional barriers to integration and proposing technological and strategic solutions. Using a mixed-methods approach—combining secondary data analysis and interviews with public security professionals—the research shows that the lack of standardization and interoperability hinders criminal apprehension, reduces investigative efficiency, and compromises resource allocation. As a solution, the authors propose a national integrated and decentralized system, based on unified standards and advanced technologies such as cloud computing and artificial intelligence. The study concludes that system integration is essential to strengthen governance, interagency cooperation, and the effectiveness of security policies in Brazil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. MBA em Gestão e Governança de Segurança Pública.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão e Governança em Segurança Pública



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.