Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4369
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CarmenNeideAntunesPinheiro.pdf914,47 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAquino, Elaine Nascimento-
dc.contributor.authorPinheiro, Carmen Neide Antunes-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Carmen Neide Antunes. A importância do trabalho com a horta escolar para o ensino de ciências de forma interdisciplinar. 2012. ix, 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.en
dc.description.abstractO ensino de temas em ciências com enfoque interdisciplinar e transdisciplinar com temas transversais exigido nos PCNs é um desafio enfrentado pelas escolas, e os projetos tentam cumprir esta exigência. O Projeto Horta Escolar no processo ensino-aprendizagem é uma metodologia interdisciplinar que desperta o interesse dos educandos, pois além de ser um laboratório vivo, é uma prática pedagógica de baixo custo que envolve a comunidade escolar, além de beneficiar a escola que podem utilizar os alimentos orgânicos produzidos para enriquecer a alimentação. Este estudo teve como objetivo avaliar a importância da horta escolar para a disciplina de Ciências do Ensino Fundamental, a qual foi realizada com educandos do 5° ao 8º ano de quatro escolas municipais onde participaram 548 educandos. No processo de realização e conclusão desta pesquisa foram realizadas aulas práticas no ambiente horta para o estudo dos temas específicos de ciências biológicas, escolhidos pelos professores, abordando o conteúdo curricular de cada ano. A pesquisa teve três momentos, primeiro teste com todos os estudantes para ter o conhecimento prévio sobre os temas abordados, depois teste com grupo de alunos que tiveram as aulas teóricas e com outro grupo tiveram aulas teóricas e práticas na horta. Os resultados foram positivos, sendo o mais importante, a melhora no rendimento escolar dos alunos participantes das aulas teóricas e práticas, pois prendeu a atenção dos alunos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordHorticulturaen
dc.subject.keywordAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoen
dc.titleA importância do trabalho com a horta escolar para o ensino de ciências de forma interdisciplinaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-01-21T11:09:20Z-
dc.date.available2013-01-21T11:09:20Z-
dc.date.issued2013-01-21T11:09:20Z-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4369-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons