Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43692
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CaueMiranda_NatanaelPereira_tcc.pdf67,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho de mapeamento geológico final : Projeto Arenópolis GO área VII
Autor(es): Miranda, Cauê Oliveira
Pereira, Natanael Alencar
Orientador(es): Dantas, Elton Luiz
Viegas, Luis Gustavo Ferreira
Santos, Caio Arthur
Oliveira, Ítalo Lopes de
Ma, Julia Barbosa Curto
Assunto: Arco magmático de Goiás (Geologia)
Arco magmático Arenópolis (Geologia)
Mapa geológico
Data de apresentação: 14-Dez-2023
Data de publicação: 6-Fev-2026
Referência: MIRANDA, Cauê Oliveira; PEREIRA, Natanael Alencar. Trabalho de mapeamento geológico final : Projeto Arenópolis GO área VII. 2023. 198 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Projeto Arenópolis constitui o Trabalho Final de Graduação em Geologia do ano de 2023, executado no âmbito do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília. O produto principal do projeto constitui na elaboração de mapa geológico em escala 1:25.000, abrangendo áreas dos municípios de Arenópolis e Piranhas, localizados na porção sudoeste do estado de Goiás. A área total do projeto possui aproximadamente 900 km², subdividido em dez subáreas. O presente relatório aborda os resultados referentes à Área VII. O mapeamento geológico realizado compreende as unidades geológicas do Arco Magmático de Goiás, mais especificamente da porção sul, denominado Segmento Arenópolis, de idade neoproterozóica, sendo o correspondente ao embasamento o Gnaisse Ribeirão de idade paleoproterozóica. Também, se enquadra na área de estudo uma pequena porção da Bacia do Paraná e corpos intrusivos cretáceos da Província Alcalina de Goiás. As unidades descritas na Área VII incluem: Granito Ribeirão Água Limpа, Sequência Metavulcanossedimentar Arenópolis-Piranhas, Granito Serra do Tatu, Gnaisse Arenópolis, Vulcânicas Córrego do Horácio e Diques Alcalinos da Suíte Alcalina de Iporá. Os dados adquiridos em campo, em conjunto com análises petrográficas e estruturais, permitiram identificar 4 fases deformacionais e metamorfismo em fácies anfibolito, com eventual retrometamorfismo em fácies xisto verde. Além disso, foi possível distinguir as unidades da Sequência Metavulcanossedimentar, por meio de características texturais e mineralógicas, e caracterizar as relações entre os diques alcalinos e as demais rochas, bem como interpretar uma possível situação geológica para os riolitos indeformados da área.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.