Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43677
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_GiovannaSuaidDeAraujo_tcc.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão e monitoramento na RAPS: uma proposta de painel de indicadores
Autor(es): Araújo, Giovanna Suaid de
Orientador(es): Brant, Jonas Lotufo
Coorientador(es): Oliveira, Bruna Paes de
Assunto: Saúde mental
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) - indicadores
Indicadores de saúde
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Sistema Único de Saúde (Brasil) - gestão da saúde mental
Data de apresentação: 18-Jul-2025
Data de publicação: 5-Fev-2026
Referência: ARAÚJO, Giovanna Suaid de. Gestão e monitoramento na RAPS: uma proposta de painel de indicadores. 2025. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A gestão da saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta desafios complexos de monitoramento e avaliação agravados pela fragmentação dos sistemas de informação. Este estudo teve como objetivo principal desenvolver um painel de indicadores para o monitoramento da Rede de Atenção Psicossocial no Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva, ecológica e quantitativa, com abordagem retrospectiva, utilizando dados secundários do ano de 2024 provenientes dos sistemas de informação do SUS: Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) e Sistema de Informações Hospitalares (SIH). A extração e o tratamento dos dados foram realizados no software estatístico R juntamente com a IDE RStudio. Posteriormente, o painel interativo foi construído no Power BI, com base em indicadores estratégicos derivados de uma proposta de modelo lógico da RAPS. O painel final foi estruturado para otimizar a visualização por dimensões como Infraestrutura, Força de Trabalho e Acesso/Disponibilidade, oferecendo filtros geográficos detalhados. Apesar das limitações inerentes aos dados secundários, a pesquisa demonstra que o painel transforma dados brutos em informações visuais e acessíveis, evidenciando o potencial das ferramentas de Business Intelligence no apoio à tomada de decisão e ao monitoramento da RAPS. O painel contribui significativamente para a transparência e o fortalecimento da avaliação na saúde mental, auxiliando gestores na identificação de lacunas e no planejamento de ações, ao mesmo tempo em que reforça a necessidade contínua de qualificação e integração dos sistemas de informação do SUS.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.