Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43666
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_NaielyKimberlyDeJesusRomeiro_tcc.pdf4,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção artesanal de velas, tintas e giz a partir do óleo residual de fritura (ORF)
Autor(es): Romeiro, Naiely Kimberly de Jesus
Orientador(es): Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza
Assunto: Reciclagem
Óleos de fritura
Economia ambiental
Sustentabilidade
Data de apresentação: 21-Jul-2025
Data de publicação: 5-Fev-2026
Referência: ROMEIRO, Naiely Kimberly de Jesus. Produção artesanal de velas, tintas e giz a partir do óleo residual de fritura (ORF). 2025. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade de Brasília, Planaltina, 2025.
Resumo: O descarte do óleo residual de fritura (ORF) representa um grave problema ambiental, pois o lançamento inadequado desse resíduo pode causar entupimentos no sistema de esgoto, contaminação da água e impermeabilização do solo. Tendo em vista os problemas decorrentes do descarte inadequado do ORF, uma alternativa viável é a sua reciclagem. O ORF, quando corretamente reciclado, pode desempenhar um papel na promoção da sustentabilidade ambiental. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver e testar a produção artesanal de vela, tinta e giz de cera utilizando ORF, como alternativa sustentável de reaproveitamento. Foram realizados testes experimentais a partir de receitas obtidas na literatura científica, que foram adaptadas e aperfeiçoadas. Os resultados indicaram que a vela e o giz de cera apresentavam características finais satisfatórias, tais como boa funcionalidade, textura sólida e firme, odor agradável e ótimo aspecto estético, sendo alternativas ecológicas aos produtos convencionais. Por outro lado, a tinta apresentou limitações importantes, como baixa homogeneização dos componentes, aparência particulada, oleosidade e tempo prolongado da secagem, comprometendo sua aplicação prática e eficiência, exigindo reformulação e novos testes. O estudo reforça o potencial do reaproveitamento do ORF como prática educativa e ambientalmente responsável, e propõe a aplicação das formulações desenvolvidas em oficinas com a comunidade, promovendo a conscientização e o engajamento como práticas sustentáveis
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.