Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43642
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_GuilhermeOliveiraAraujo_tcc.pdf455,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Metodologias utilizadas para o ensino de genética no ensino fundamental: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Araujo, Guilherme Oliveira
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Genética
Genética - estudo e ensino
Genética (Ensino fundamental)
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 19-Dez-2024
Data de publicação: 4-Fev-2026
Referência: ARAUJO, Guilherme Oliveira. Metodologias utilizadas para o ensino de genética no ensino fundamental: uma revisão bibliográfica. 2024. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade de Brasília, Planaltina, 2024.
Resumo: O estudo dos temas relacionados à Genética são importantes na sociedade atual, pois são uma ferramenta muito útil na compreensão dos mecanismos biológicos e na evolução de diversas áreas científicas, além de permitirem aos cidadãos se posicionarem criticamente diante dos dilemas éticos e morais que os envolvem. No entanto, o ensino de genética, que se inicia nos anos finais do Ensino Fundamental, tem enfrentado problemas ao persistir nos moldes de educação predominantemente teóricos, que demandam um alto grau de abstração, podendo acarretar em falta de motivação e desinteresse dos estudantes. Portanto, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico em pesquisas nacionais, para conhecer quais as abordagens metodológicas estão sendo utilizadas por professores do Ensino Fundamental para ensinar conteúdos de genética. Nesse contexto foi realizada uma pesquisa qualitativa com abordagem de revisão bibliográfica integrativa. O espaço temporal utilizado incluiu trabalhos nacionais publicados no período de 2018- 2023 que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, os quais foram analisados e categorizados com base em um protocolo de pesquisa elaborado pelo autor, visando identificar informações referentes à pesquisa, assim como elucidar outras especificidades sobre as obras e seus autores. Os resultados obtidos demonstram o potencial das diversas metodologias utilizadas como mediadoras no processo de ensino e aprendizagem no campo da Genética, além de evidenciar que a utilização de recursos diversificados, como jogos pedagógicos, sequências didáticas investigativas, atividades lúdicas e propostas interativas baseadas em problematizações, podem promover a aprendizagem e estimular o engajamento dos estudantes. Nesse sentido, é importante que as aulas de Genética sejam promovidas por diferentes abordagens metodológicas, fundamentadas em referenciais teóricos e adaptadas às necessidades e contextos específicos dos estudantes. Favorecendo, dessa forma práticas pedagógicas mais inclusivas, dinâmicas e conectadas às demandas contemporâneas da educação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.