Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4355
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_PaulaMarcellyAlvesMachado.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A obtenção do produto 1,2-diacetato a partir do biodiesel de soja via reação intermediária de epoxidação por meio de catálise heterogênea
Autor(es): Machado, Paula Marcelly Alves
Orientador(es): Suarez, Paulo Anselmo Ziani
Assunto: Biodiesel
Biocombustíveis
Energia da biomassa
Catalisadores
Catálise
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 21-Jan-2013
Referência: MACHADO, Paula Marcelly Alves. A obtenção do produto 1,2-diacetato a partir do biodiesel de soja via reação intermediária de epoxidação por meio de catálise heterogênea. 2012. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Química Tecnológica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Uma vez que as necessidades da sociedade por fontes de energia são crescentes, o uso de bicombustíveis tem sido amplamente estudado, devido à grande disponibilidade de matérias- primas e seu caráter renovável. Em uma perspectiva que vai além da transformação da biomassa em combustível, busca-se ainda, modificar quimicamente este bicombustível na tentativa de obter novos materiais, com melhores propriedades físico-químicas para serem empregados como combustíveis, aditivos, polímeros e outros. Neste trabalho, estudou-se a modificação do biodiesel de soja via reação de epoxidação e subseqüente abertura do epóxido de biodiesel, usando anidrido acético e diferentes catalisadores heterogêneos com características de ácido de Lewis suportados em alumina. Foram testadas diferentes condições reacionais de temperatura, razão de catalisador e substratos, com os quais se obteve rendimentos de até 98 % do produto desejado 1,2-diacetato de biodiesel, em até 10 h de reação, a 120 °C.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012.
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons