Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43530
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_SofiaBethlem_tcc.pdf2,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma narrativa autobiográfica sobre o papel discente na Disciplina de Reações Orgânicas e seus Mecanismos
Autor(es): Bethlem, Sofia
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Coorientador(es): Machado, Ângelo Henrique de Lira
Assunto: Narrativa autobiográfica
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 4-Jul-2025
Data de publicação: 23-Jan-2026
Referência: BETHLEM, Sofia. Uma narrativa autobiográfica sobre o papel discente na Disciplina de Reações Orgânicas e seus Mecanismos 1. 2025. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A narrativa autobiográfica permite que o pesquisador revisite uma vivência de interesse, podendo transformar esta experiência e entendê-la melhor. A Disciplina de Reações Orgânicas e seus Mecanismos é conhecida por seu alto nível de dificuldade nos Cursos de Química, entretanto, o interesse nessa Disciplina foi o que me motivou a entrar na Graduação de Química. E finalizo esse curso refletindo sobre ROM1 e a frustração ao vivenciar a dificuldade em adquirir o conhecimento dessa Disciplina, mesmo após concluir uma Graduação em Biologia, uma Especialização em Arte-Educação, um mestrado em Psicologia Social e sendo professora de ciências desde 2013. O objetivo desse TCC é refletir sobre meu processo de aprendizado e as estratégias utilizadas durante as aulas e fora delas, em um esforço contínuo para aprender o conteúdo. Inicialmente, eu acreditava que copiar tudo era sucesso garantido, então, percebi que era impossível copiar tudo, pois demorava muito para escrever as moléculas. Então, tentei tirar fotografias do quadro e anotar as informações sobre as moléculas em meu caderno, mas relacionar as informações era muito difícil e ficou tudo uma bagunça. Então, resolvi estudar pelo livro, mas havia três opções e analisei cada uma delas para ver qual era melhor para meu aprendizado naquele momento. Estudei copiando as reações do livro e foi uma boa estratégia. Ao final da Disciplina, com o acúmulo de conteúdos, acabei estudando pelos slides de aula, por falta de tempo, mas sabendo que muito do que era importante estava no livro e eu não teria tempo de ler. Nesse trabalho tive a chance de comparar meu rendimento com o dos meus colegas de turma e compreender melhor o que era esperado de mim, tendo consciência do quanto eu cresci na Disciplina, mas que está tudo bem não saber tudo, como eu gostaria. Nas considerações finais, pontuei algumas estratégias que utilizei, no Apêndice há um texto sobre o problema da Linguagem no Ensino de Química e no Anexo 3 há um texto do meu professor da Disciplina que também foi coorientador desse TCC. Além de ter sido útil para que eu pudesse reconstruir minha história dentro da Disciplina de ROM1, esse TCC pode servir para oferecer ferramentas de estudo para Estudantes de Química.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.