Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43514
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_IsraelVinniciusLimaARodrigues_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fabricação e avaliação de microdispositivos para a determinação quimioluminométrica de paracetamol em comprimidos
Autor(es): Rodrigues, Israel Vinnícius Lima Araújo
Orientador(es): Fonseca, Alexandre
Assunto: Paracetamol
Quimiluminescência
Medicamentos
Medicamentos - testes
Tecnologia em saúde
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 23-Jan-2026
Referência: RODRIGUES, Israel Vinnícius Lima Araújo. Fabricação e avaliação de microdispositivos para a determinação quimioluminométrica de paracetamol em comprimidos. 2024. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) – Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver microdispositivos para medições quimiluminométricas e avaliar sua aplicação na determinação de Paracetamol em comprimidos. Foram construídos dois tipos de microdispositivos: um foi fabricado em papel com um ploter de recorte, enquanto o outro foi impresso a laser com toner em uma transparência de poliéster. Ambos os modelos consistem em 8 spots com 7 mm de diâmetro, diferenciando-se apenas no material utilizado. Para as medidas de quimioluminescência, foi criado um aparato utilizando uma impressora 3D, composto por duas cabines. Em uma delas, encontra-se o Arduino, que se conecta a um servomotor localizado na outra cabine. O servomotor eleva uma plataforma que contém o dispositivo com os padrões e amostras, fazendo o tocar em gotas de luminol suspensas em um pipetador multicanal. A captura do sinal quimiluminométrico foi realizada por meio de um celular Galaxy J6 da marca Samsung, com resolução de imagem de 13 megapixels, uma qualidade de 1920x1080 pixels para gravações de vídeos, utilizando um aplicativo desenvolvido no laboratório. Esse aplicativo é capaz de identificar as cores vermelha, verde e azul do sistema RGB e quantificá-las, gerando um gráfico. A reação que gera o sinal quimiluminométrico ocorre entre o hipoclorito de sódio e o luminol. Entretanto, de maneira prévia, o paracetamol reage com o NaClO, consumindo o reagente disponível para interagir com o luminol, o que resulta na supressão do sinal quimiluminescente. Para avaliar a eficiência do dispositivo na determinação de paracetamol comercial, foram preparados padrões com o objetivo de criar uma curva analítica, gerando uma equação da reta que permitisse a quantificação do fármaco. Os resultados obtidos, dos ensaios realizados com µTAD, dispositivo escolhido por responder melhor a luminescência, demonstraram uma resposta linear (R² = 0,988) e limite de detecção de 0,063 mg L-1 na faixa de 0,1 a 0,5 mg L⁻¹ de paracetamol. O dispositivo mostrouse promissor para a determinação de paracetamol e apresentou boa aplicabilidade para análises por quimiluminescência
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.