Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43498
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_JenifferGomesFeitosa_tcc.pdf1,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização de plantas medicinais no ensino de química : uma abordagem integrativa e contextualizada
Autor(es): Feitosa, Jeniffer Gomes
Orientador(es): Ferreira, Daví Alexsandro Cardoso
Assunto: Fitoterapia
Plantas medicinais
Química - estudo e ensino
Saberes populares
Data de apresentação: 2024
Data de publicação: 22-Jan-2026
Referência: FEITOSA, Jeniffer Gomes. Utilização de plantas medicinais no ensino de química: uma abordagem integrativa e contextualizada. 2024. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo investigou os princípios bioativos de plantas de conhecimento popular. Por meio dessa investigação, foi possível analisar a eficácia dos compostos de origem vegetal contra a proteína ciclooxigenase-2 (COX-2), responsável por mediar processos de dor e inflamação. Com o auxílio de ferramentas computacionais, como o docking molecular, foram avaliadas as interações biomoleculares dos compostos presentes nas plantas Alfavaca (Ocimum gratissimum), Barbatimão (Stryphnodendron adstringens), Jatobá (Hymenaea courbaril) e Sucupira (Bowdichia virgilioides), sendo eles: timol (C₁₀H₁₄O), quercetina (C₁₅H₁₀O₇) e cariofileno (C₁₅H₂₄). Os resultados demonstraram que as interações intermoleculares desses compostos são favoráveis ao processo inibitório da COX-2, evidenciando seu potencial como alternativas fitoterápicas. Assim, o estudo reforça a importância da pesquisa em produtos naturais, bem como a necessidade de preservar o conhecimento dos povos originários e a biodiversidade brasileira. No âmbito educacional, a pesquisa propõe uma abordagem interdisciplinar para o ensino de Química, integrando conceitos de Física, Matemática e Biologia. Além disso, está alinhada ao Currículo em Movimento do Distrito Federal, que busca promover o letramento científico dos estudantes do Ensino Médio, incentivando a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.