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dc.contributor.advisorGartner, Ivan Ricardo-
dc.contributor.authorGouveia, Ludmila Quitéria Souza dos Santos-
dc.identifier.citationGOUVEIA, Ludmila Quitéria Souza dos Santos. Impacto do conflito de agência sobre o preço das ações: um estudo empírico de precificação de ações do Grupo Pão de Açúcar. 2012. 84 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.en
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é avaliar a Teoria ou Hipótese da Eficiência do Mercado na sua forma semiforte quando da divulgação do fato relevante acerca do anúncio da proposta de fusão entre Abílio Diniz - segundo maior acionista do Grupo Pão de Açúcar (GPA) – e a rede Carrefour, sem o conhecimento do sócio Casino – maior acionista do grupo. Devido esta negociação ter sido realizada de forma sigilosa entre o Carrefour e Diniz, este fato se caracterizou como um conflito de agência, pois infringiu cláusulas do acordo de acionistas gerando conflito de interesses entre os agentes. Este caso teve repercussão internacional e chegou aos órgãos de controle como a CVM e a Câmara de Comércio Internacional. Buscouse verificar por meio de um estudo de eventos se o mercado se comportou de forma eficiente diante da divulgação da proposta de associação. Além da metodologia de estudo de eventos, também se utilizou o Capital Asset Pricing Model e o teste t-student. Os dados das ações PCAR4 e CBD foram obtidos do banco de dados da Economática e os programas para a geração dos gráficos e regressões foram Excel e Gretl. Os resultados obtidos apontaram que o mercado se comportou de forma ineficiente, rejeitando-se a hipótese nula para um nível de confiança de 95% e um nível de significância de 5%.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGovernança corporativaen
dc.subject.keywordMercado de capitaisen
dc.subject.keywordEmpresas - fusão e incorporaçãoen
dc.subject.keywordSociedades comerciaisen
dc.titleImpacto do conflito de agência sobre o preço das ações : um estudo empírico de precificação de ações do Grupo Pão de Açúcaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-01-15T16:42:04Z-
dc.date.available2013-01-15T16:42:04Z-
dc.date.issued2013-01-15T16:42:04Z-
dc.date.submitted2012-09-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4342-
dc.language.isoPortuguêsen
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