Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43426
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LuisaMouraDeMesquita_tcc.pdf772,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O mito da democracia racial na construção da identidade de mulheres negras brasileiras : análise crítica dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de graduação da Universidade de Brasília (UnB)
Autor(es): Mesquita, Luísa Moura de
Orientador(es): Pinelli, Laís Vieira
Assunto: Democracia racial
Mulheres negras
Identidade
Projeto político-pedagógico
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 11-Dez-2025
Data de publicação: 16-Jan-2026
Referência: Mesquita, Luísa Moura de. O mito da democracia racial na construção da identidade de mulheres negras brasileiras: análise crítica dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de graduação da Universidade de Brasília (UnB). 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realiza uma análise crítica da presença e natureza dos debates de raça e gênero em seis Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de graduação da Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa visa analisar como a estrutura desses projetos e suas disciplinas, enquanto espaços de reprodução ou questionamento de saberes, manifesta o racismo estrutural e o mito da democracia racial no Brasil, especificamente em relação à formação da identidade e experiências de mulheres negras, a partir de intelectuais clássicas/os e contemporâneas/os, preferencialmente, negras/os. O estudo adota uma abordagem qualitativa de caráter teórico-analítico, ancorado nos estudos de gênero, estudos raciais e, principalmente, nos feminismos negros e na perspectiva decolonial. A metodologia combina revisão bibliográfica e análise documental dos PPCs de Serviço Social, Antropologia, Ciências Biológicas, Farmácia, Química e Ciência da Computação. Os resultados apontam uma nítida disparidade na abordagem das temáticas nos quatro cursos de Exatas e Tecnologia e da Saúde e Vida, se comparados com os dois de Artes e Humanidades; enquanto os das primeiras áreas do saber têm abordagens mais periféricas e legalistas, os da última grande área são mais orgânicas e explícitas. Concluiu-se, então, que a ausência de um eixo estruturante obrigatório sobre raça e gênero em áreas consideradas “neutras” e “técnicas” permite que o sistema educacional continue a deixar de lado discussões fundamentais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.