Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43406
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_CristianaPaulaFariasLima_tcc.pdf187,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Brasilidade em campo : as estratégias criativas da Nike nas campanhas publicitárias para a Copa do Mundo
Autor(es): Lima, Cristiana Paula Farias
Orientador(es): Valente, Suelen Brandes Marques
Assunto: Futebol
Brasilidade
Copa do Mundo (Futebol)
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 16-Jan-2026
Referência: LIMA, Cristiana Paula Farias. Brasilidade em campo: as estratégias criativas da Nike nas campanhas publicitárias para a Copa do Mundo. 2024. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta pesquisa investiga quais são as estratégias criativas desenvolvidas em campanhas publicitárias da Nike durante as Copas do Mundo, e de que forma elas contribuem para a construção de um sentimento de identificação com a seleção brasileira de futebol masculino. Além disso, como a marca, através da publicidade, molda a percepção pública sobre o que significa ser brasileiro no contexto do futebol. O trabalho analisa como os conceitos de 'brasilidade', 'malandragem' e 'futebol-arte' são representados e ressignificados nas campanhas publicitárias da Nike ao longo dos anos, com foco nos anúncios "Aeroporto" de 1998, "Mandingas" de 2010 e "Veste a Garra" de 2022. Através de uma análise qualitativa, o estudo destaca a evolução dessas temáticas em resposta às mudanças culturais e sociais no Brasil, e o impacto dessas narrativas na consolidação de uma identidade nacional atrelada ao futebol.
Abstract: This research investigates the creative strategies developed in Nike's advertising campaigns during the World Cups and how they contribute to create a sense of identification with the Brazilian men's national football team. Additionally, it examines how the brand, through advertising, shapes the public perception of what it means to be Brazilian in the context of football. The work analyzes how the concepts of 'brasilidade,' 'malandragem,' and 'futebol-arte' are represented and reinterpreted in Nike's advertising campaigns over the years, focusing on the "Airport" commercial from 1998, "Mandingas" from 2010, and "Veste a Garra" from 2022. Through a qualitative analysis, the study highlights the evolution of these themes in response to cultural and social changes in Brazil and the impact of these narratives on the consolidation of a national identity linked to football.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.