Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4340
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CarolinaLustozaDantas.pdf949,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cooperação entre empresas aglomeradas territorialmente : estudo das relações entre os hotéis de Brasília no contexto da Copa do Mundo de Futebol de 2014
Autor(es): Dantas, Carolina Lustoza
Orientador(es): Costa, Helena Araújo
Assunto: Hotéis
Cooperação interempresarial
Copa do Mundo (Futebol) - Brasil
Indústria da hospitalidade
Data de apresentação: 1-Out-2012
Data de publicação: 15-Jan-2013
Referência: DANTAS, Carolina Lustoza. Cooperação entre empresas aglomeradas territorialmente: estudo das relações entre os hotéis de Brasília no contexto da Copa do Mundo de Futebol de 2014. 2012. 68 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O ritmo de mudanças e as incertezas do mercado caracterizam o ambiente que as organizações estão inseridas. Diante deste cenário faz-se necessário buscar uma estratégia que ajude as empresas a sobreviver e ao mesmo tempo serem competitivas. A cooperação interempresarial tem surgido na literatura como uma estratégia para lidar com o aumento da concorrência e incertezas do mercado. Para empresas que atuam no segmento do turismo, a Copa do Mundo de 2014, que terá o Brasil como país-sede, representa este mercado incerto e em mutação. Com isso este trabalho traçou seu objetivo em torno das relações de cooperação entre os hotéis de Brasília frente ao contexto da chegada da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Com uma abordagem quantitativa, foi aplicado um questionário com 28 gerentes de hotéis em Brasília. Após a coleta dos dados, os resultados foram analisados com o suporte do software SPSS, valendo-se de estatística descritiva e medidas de associação. Os resultados indicam que a cooperação no campo das ideias é aceita e válida como um recurso estratégico para a empresa; porém as ações que de fato se praticam são frágeis e escassas diante do que se pode conquistar a partir de relações cooperadas, baseando-se nas expectativas da literatura acerca do tema. Para a Copa do Mundo de 2014 a maioria dos hotéis acredita que o evento traz desafios para a empresa e que, sozinha, não tem condições de atender esses desafios; logo o relacionamento entre eles é importante como afirma grande maioria deles. Os resultados mostram a existência de divergência de opiniões: enquanto uns dizem que as relações entre eles ainda vão mudar, serão mais ativas, outros optam pela ideia de que a cooperação já existe independente da chegada da Copa do Mundo de 2014 e irá se manter como na rotina habitual.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons