Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43304
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AntonyGabrielDeLimaRodrigues_tcc.pdf861,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Princípios de Oxímetria
Autor(es): Rodrigues, Antony Gabriel de Lima
Orientador(es): Pereira Júnior, Marcelo Lopes
Coorientador(es): Rocha, Adson Ferreira da
Assunto: Saturação de oxigênio
Respiração
Anatomia
Eletromagnetismo
Eletrônica de potência
Data de apresentação: 20-Set-2024
Data de publicação: 12-Jan-2026
Referência: RODRIGUES, Antony Gabriel de Lima. Princípios de Oxímetria. 2024. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho aborda os princípios de um dispositivo de oximetria, com o objetivo de medir a saturação de oxigênio no sangue de maneira não invasiva, fundamental para o monitoramento de condições respiratórias e cardiovasculares. A oximetria é uma técnica amplamente utilizada em ambientes médicos para avaliar a função respiratória e cardiovascular por meio da análise de luz transmitida ou refletida pelo tecido. O estudo investiga os princípios técnicos por trás desse processo, integrando conhecimentos de anatomia, fisiologia, eletromagnetismo e eletrônica. Para analise do dispositivo, idealiza-se um circuito de transmissão, baseados em LEDs que emitem luz em comprimentos de onda específicos, sendo o vermelho (660 nm) e o infravermelho (930 nm), que interagem de maneira diferente com a hemoglobina oxigenada e desoxigenada. A tecnologia de espectrofotometria é empregada para mensurar a absorção deluz pelo sangue. A metodologia inclui uma revisão bibliográfica detalhada de toda a literatura relacionada ao problema. Para captar a onda pletismográfica foram definidos circuitos analógicos de recepção e proteção, que operam em conjunto com um microcontrolador com a função de: coordenar o acionamento dos LEDs, converter o sinal analógico em digital e processar suas informações. A interface entre a parte analógica e controlador é dada pelo circuito de proteção (um circuito ceifador ativo) para garantir que a tensão de saída não excededa os limites suportados pelo conversor analógico-digital (ADC), o que poderia danificar o microcontrolador. Na discussão, o trabalho sugere a forma adequada de dimensionar os circuitos e os requisitos para a escolha de um microcontrolador adequado, destacando a possibilidade de usar a família arduino e o MSP430F5529 (Texas Instruments).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.