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Título: Inteligência analítica : um estudo de caso de maturidade analítica
Autor(es): Damasceno, Laila Costa
Orientador(es): Santos, Rildo Ribeiro dos
Assunto: Vantagem competitiva
Sistemas de informação
Planejamento estratégico
Data de apresentação: 11-Set-2012
Data de publicação: 14-Jan-2013
Referência: DAMASCENO, Laila Costa. Inteligência analítica: um estudo de caso de maturidade analítica. 2012. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A informação já foi tida como um problema administrativo pela dificuldade de acessar os dados, armazena-los e analisá-los, porém com o desenvolvimento da tecnologia da informação (TI) essas atividades tornaram-se-se uma tarefa mais simples e com menores custos, por isso a aquisição de softwares de TI passaram a ser priorizadas. Contudo, há um questionamento sobre os reais ganhos advindos desses investimentos, uma vez que estes são facilmente imitáveis, se não no curto prazo, no médio de acordo com Davenport e Harrys (2007). Esses, Liberatore e Luo (2010) e outros defendem que os ganhos com a informação advêm, portanto, não somente de tê-las, mas de analisá-las. A informação mudou do seu papel informacional para fonte de vantagem competitiva. Nesse contexto, as organizações que melhor analisam os dados possuem mais chances de se diferenciar no mercado. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo mensurar a capacidade analítica da agência de promoção de exportação brasileira a partir do modelo e maturidade desenvolvido por Davenport e Harris (2007) que não só indica a maturidade, mas também identifica gaps que precisam de investimentos. Por meio de uma entrevista na Apex-Brasil com a gerente de negócios foi obtido informações capazes de caracterizar a organização quanto a sua maturidade em inteligência analítica de acordo com o modelo proposto, concluindo que esta encontra-se no penúltimo estágio de desenvolvimento, organização analítica, no qual o fator que precisa de estimulo entre as três variáveis principais, organização, pessoas e tecnologia, é a dimensão de pessoas, como esperado pelo modelo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
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