Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4327
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AndryaniPiacini.pdf432,33 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMoreira, Marina Figueiredo-
dc.contributor.authorPiacini, Andryani-
dc.identifier.citationPIACINI, Andryani. O papel dos ativos para inovação na definição de vantagem competitiva: um estudo de casos múltiplos com três spin-offs acadêmicos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. 2012. 86 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.en
dc.description.abstractO estudo aqui apresentado propôs-se a investigar a relação entre os ativos para inovação valiosos, raros e difíceis de imitar, e a geração de vantagem competitiva sustentável em spin-offs acadêmicos. As empresas selecionadas para realização desse trabalho foram três empresas incubadas no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB), consideradas spin-off acadêmicos, assim denominadas: spin-off Alfa, spin-off Beta e spin-off Gama. Tratou-se de um estudo de casos múltiplos, com procedimentos descritivoqualitativos, desenvolvido com os gestores das empresas. A operacionalização do estudo foi feita por meio de entrevistas realizadas com aplicação de roteiro semiestruturado com o objetivo de identificar os ativos para inovação dos quais as empresas dispunham e a percepção dos gestores quanto ao valor, à raridade e à imitabilidade desses recursos. Resultados apontam que as três organizações, a partir de um conjunto distinto de recursos, fazem uso de diferentes formas de obtenção de vantagem competitiva, reforçando a idéia da heterogeneidade de recursos proposta pela Visão Baseada em Recursos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDesenvolvimento organizacionalen
dc.subject.keywordVantagem competitivaen
dc.subject.keywordIncubadoras de empresasen
dc.subject.keywordEmpresas novas-
dc.titleO papel dos ativos para inovação na definição de vantagem competitiva : um estudo de casos múltiplos com três spin-offs acadêmicos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasíliaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-01-14T17:25:53Z-
dc.date.available2013-01-14T17:25:53Z-
dc.date.issued2013-01-14T17:25:53Z-
dc.date.submitted2012-09-20-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4327-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons