Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4319
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CamilaPrinchakTeixeiraPinto.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Responsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais : estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestão
Autor(es): Pinto, Camila Princhak Teixeira
Orientador(es): Costa, Helena Araújo
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Compra organizacional
Comportamento organizacional
Serviços de consultoria
Data de apresentação: 11-Set-2012
Data de publicação: 11-Jan-2013
Referência: PINTO, Camila Princhak Teixeira. Responsabilidade social empresarial e sua importância para as compras organizacionais: estudo da decisão de compra de serviços de consultoria em gestão. 2012. 86 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: As carências e desigualdades existentes no Brasil, bem como as limitações do Estado em atender todas as demandas sociais, atribuem maior importância à Responsabilidade Social Empresarial. Dessa forma, ganham espaço as dimensões social e ambiental em um mercado em que a maximização do lucro era a única premissa das empresas. O espírito humanitário, os valores voltados para a valorização das pessoas e para o desenvolvimento sustentável, leis ambientais mais aprimoradas e exposição na mídia de tragédias ambientais causadas por empresas também são fatores que podem explicar o envolvimento das empresas com os problemas sociais e ambientais. Porém, quando se trata em comportamento do consumidor e sua decisão de compra, não há um consenso entre os pesquisadores sobre o posicionamento (favorável ou desfavorável) do consumidor em relação a postura social e ambiental mais responsável por parte das empresas. Acrescenta-se o fato de que a maioria dos estudos não especificam o setor, localização ou o tipo de serviço ou produto que terá o comportamento do consumidor analisado. Portanto, a presente pesquisa delimitou-se ao estudo da importância da Responsabilidade Social Empresarial na compra de serviços de consultoria em gestão, visto que o setor de consultoria caracteriza-se por ser um dos mais dinâmicos do período. Tratase de uma pesquisa quantitativa descritiva, tendo como empresa analisada a AD&M Consultoria Empresarial e seus clientes. Foi composta uma amostra aleatória com 69 empresas-clientes, das quais 25 responderam ao questionário online. Os dados foram analisados a partir do Qui-quadrado e Tau de Kendall. Constatou-se que as empresas-clientes defendem um papel responsável das empresas privadas, corroborando para uma co-responsabilidade com o Estado na busca do bem-estar social. Quando se depara com os diversos atributos para a compra de um serviço de consultoria em gestão, o preço e o conhecimento técnico demonstrado pelos consultores apresentou maior destaque na opinião das empresas-clientes. Já a Responsabilidade Social das empresas foi considerada importante, porém ela não foi considerada determinante na compra. Portanto, a visão positiva sobre a responsabilidade social não refletiu em uma atitude de compra em que esta seja decisiva para a escolha da empresa de consultoria em gestão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons