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Título: Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras : uma análise exploratória baseada em crenças sociais
Autor(es): Ferreira, Mayko Vinicius
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Valores humanos
Segmentação de mercado
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 19-Set-2012
Data de publicação: 10-Jan-2013
Referência: FERREIRA, Mayko Vinicius. Segmentação de mercado nas unidades federativas brasileiras: uma análise exploratória baseada em crenças sociais. 2012. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa aplicada que tem como objetivo identificar evidências de diferenças pelos valores humanos e axiomas sociais que justifiquem uma segmentação de mercado no Brasil por unidades federativas. Segmentação de mercado compreende inovação de produtos, preços e escolhas de canais de distribuição com uma oferta maior de produtos e serviços disponíveis à sociedade. O número de clientes com diferentes motivações e necessidades aumentam, criando um cenário ideal para o uso da segmentação de mercado. Os dados foram coletados por questionários eletrônicos enviados às diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil, resultando em uma amostra de 3.327 universitários das 27 unidades federativas brasileiras. Com a utilização de testes não-paramétricos e posthoc (Tukey, Tamhane e Games-Howell), concluiu-se que os valores humanos não são significativos na segmentação de mercado, contudo os axiomas sociais (ceticismo social, recompensa por empenho, complexidade social, religiosidade e controle do destino) apresentaram significância, sugerindo a utilização do construto na segmentação de mercado por UF além de serem dados promissores para futuros estudos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
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