Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4307
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EtoreJeronimoLuladeMedeiros.pdf297,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas, vidas privadas : um webdocumentário sobre a hanseníase no Brasil
Autor(es): Medeiros, Étore Jerônimo Lula de
Orientador(es): Jordan, Susana Madeira Dobal
Assunto: Documentário (Cinema)
Jornalismo eletrônico
Hanseníase
Política de saúde
Data de apresentação: 5-Set-2012
Data de publicação: 10-Jan-2013
Referência: MEDEIROS, Étore Jerônimo Lula de. Políticas públicas, vidas privadas: um webdocumentário sobre a hanseníase no Brasil. 2012. 31 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa de origem bacteriana, presente no cotidiano e no imaginário da humanidade há pelo menos quatro mil anos. Durante o Estado Novo (1937-1945) de Getúlio Vargas foi adotada uma agressiva política de isolamento compulsório de hansenianos e, posteriormente, de encaminhamento de seus filhos para espécies de orfanatos. À época, ambas as medidas tiveram amplo apoioda sociedade, que temia o contágio. Apesar da descoberta da cura para a doença na década de 1940, a política de isolamento continuou, sendo mantida oficialmente até 1969 – o Estado brasileiro assume hoje seu erro, indenizando desde 2007 ex-pacientes que foram mantidos isolados mesmo após o advento da cura. Este trabalho tem como fim a produção de um webdocumentário sobre o tema, disponibilizando informações multimídia de forma não-linear na Internet que possibilitem ao apreciador uma visão panorâmica da questão e a sua sensibilização à causa do fim do preconceito com os hansenianos, que persiste fortemente nos dias atuais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2012.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons