Resumo: | Este trabalho analisa como o direito à informação – previsto no inciso XIV do artigo 5º da Constituição Federal de 1988 – é exercido nas penitenciárias masculina e feminina do Complexo Penitenciário da Papuda no Distrito Federal. Tal garantia constitucional é entendida, principalmente, a partir da vertente “direito de ser informado”. Como informação é um conceito amplo e abrangente, a pesquisa foca na notícia (informação jornalística). Assim, o objetivo é compreender como os presos do DF têm acesso às notícias e qual a importância desse conhecimento para eles. Deste modo, o trabalho vai a campo e entrevista internos e internas em regime fechado, juízes, professores que trabalham nas penitenciárias, defensor público e médico que atua no presídio masculino para saber de que forma, na prática, os presos são informados. Após o estudo de campo, é possível destacar a importância da televisão no processo informativo. Também cabe analisar as entrevistas a partir de teorias de comunicação e do jornalismo, como a hipótese do agenda-setting, gatekeeping e líder de opinião. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work examines how the right to information – provided in the paragraph XIV of the article 5 of Constitution of 1988 – is exercised at male and female prisons of the Complexo Penitenciário da Papuda in Distrito Federal. This constitutional guarantee is understood, mainly, from the aspect “right to be informed”. As information is a wide and comprehensive concept, this research focuses on the news (journalistic information). Therefore, the objective is to understand how the prisoners of DF have access to the news and what is the importance of this knowledge to them. As a result of the fieldwork, prisoners, judges, teachers who work in prisons, public defender and doctor who works in the male prison were interviewed in order to know, in practice, how they are informed. After the field study, it is possible to highlight the importance of television in the information process and emphasize the role of the teacher in the transmission of news. It can also analyze the interviews from theories of communication and journalism, as the hypothesis of agenda- setting, gatekeeping and opinion leader. |