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Título: Além da velocidade : como os valores pessoais conectam os fãs brasileiros a seu ídolo na Fórmula 1
Autor(es): Bernardes, Sofia Gonçalves Moreira
Orientador(es): Costa, Americo Pierangeli
Assunto: Pilotos de corridas de automóveis
Corridas de automóveis
Data de apresentação: 25-Jul-2025
Data de publicação: 26-Dez-2025
Referência: BERNARDES, Sofia Gonçalves Moreira. Além da velocidade: como os valores pessoais conectam os fãs brasileiros a seu ídolo na Fórmula 1. 2025. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A Fórmula 1 é esporte automobilístico, considerado o maior em sua categoria. Criada no ano de 1950, passou por diversas modificações e reformulações, de tecnologias ao marketing. O Brasil, tido como um dos países mais apaixonados por corridas, tem muita influência na popularidade da Fórmula 1, através de seu público e de seus pilotos na história do esporte. O presente estudo analisou os valores pessoais, que influenciam os fãs brasileiros de Fórmula 1 a torcerem para o piloto Lewis Hamilton, recorrendo a Teoria da Cadeia de Meios-fins de Gutman e Reynolds (1988), aos valores pessoais de Schwartz (1992; 2012) e as entrevistas realizadas por meio da técnica Laddering. As entrevistas foram executadas por meio da plataforma Microsoft Teams, com 11 voluntários, jovens e adultos brasileiros. Os resultados adquiridos mostraram que os valores pessoais dos torcedores do piloto com mais evidência foram estimulação, autodireção, universalismo, realização e persistência. Conclui-se que a busca por valores que são admirados e identificados por fãs pelos seus ídolos, principalmente de pilotos de Fórmula 1 podem contribuir para melhores campanhas de marketing que carreguem o nome desses atletas.
Abstract: Formula 1 is a motor sport considered to be the largest in its category. Created in 1950, it has undergone several changes and reforms, from technology to marketing. Brazil, considered one of the countries most passionate about racing, has greatly influenced the popularity of Formula 1 through its audience and its drivers throughout the history of the sport. This study analyzed the personal values that influence Brazilian Formula 1 fans to cheer for driver Lewis Hamilton, using Gutman and Reynolds' Chain of Means-Ends Theory (1988), Schwartz's personal values (1992; 2012), and interviews conducted using the Laddering technique. The interviews were conducted using the Microsoft Teams platform with 11 Brazilian volunteers, both young people and adults. The results showed that the personal values of the driver's fans were most evident in stimulation, self-direction, universalism, achievement, and persistence. It was concluded that the search for values that are admired and identified by fans in their idols, especially Formula 1 drivers, can contribute to better marketing campaigns that carry the names of these athletes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
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