| Título: | Antes do gênero, a raça : fundamentos para uma pedagogia transviada |
| Autor(es): | Konageski, Lorenzo dos Santos |
| Orientador(es): | Bento, Berenice Alves de Melo |
| Assunto: | Racismo Estudos transviados Sociologia - estudo e ensino |
| Data de apresentação: | 17-Nov-2025 |
| Data de publicação: | 26-Dez-2025 |
| Referência: | KONAGESKI, Lorenzo dos Santos. Antes do gênero, a raça: fundamentos para uma pedagogia transviada. 2025. 90 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem dois objetivos principais. Vou
começar pelo segundo, que é propor, como produto, um plano de ensino de Sociologia
transversal para os três anos do Ensino Médio, que abarque as temáticas raciais, de
gênero e de sexualidade, a partir dos estudos transviados, considerando que é
importante que os alunos aprendam acerca destes assuntos para que a Sociologia
cumpra com seus objetivos de desnaturalização e estranhamento. O tema central do
plano de ensino é o reconhecimento das diferenças. O primeiro objetivo é formular
uma teoria das dissidências sexuais e de gênero, que leve em consideração, além do
gênero e da orientação afetivo-sexual, a raça, considerando que, no Brasil e em outros
contextos colonizados, a raça é a base da experiência de abjeção. O primeiro objetivo
oferece avanços teóricos, mas também didáticos-pedagógicos, pois os instrumentos
teórico-analíticos construídos podem ser utilizados como material didático do plano de
ensino. Utilizei, como pressupostos teóricos-metodológicos e conceituais, a própria
Teoria Queer, em especial a teoria da performatividade, e o estudo realizado por
Berenice Bento, que demonstrou que, nos contextos colonizados, e, em especial, no
contexto brasileiro, as pessoas negras escravizadas eram tratadas com base na
abjeção, sendo constantemente desumanizadas e não tendo, portanto, direito a ter
uma identidade de gênero, o que evidencia a anterioridade da raça em relação ao
gênero. Esse estudo também mostrou, a partir de uma análise historicizada, que as
bases racistas presentes na colônia se mantiveram após o fim da escravidão e o fim
do período colonial. A partir disso, mostrei que os estudos transviados precisam
considerar a anterioridade do marcador racial, porque existe, como herança da
escravidão, um “habitus de raça”. Propus, ainda, que as pessoas negras LGBTQIA+
são atingidas por uma dupla performatividade, racial e de gênero, ao passo que as
pessoas brancas são atingidas apenas pela performatividade de gênero. Para
produzir o plano de ensino, estive baseado, sobretudo, nos instrumentos teórico analíticos que produzi, nas análises realizadas acerca da Base Nacional Comum
Curricular, que denunciam seu caráter demasiadamente geral e abrangente, e nas
pesquisas que propõe um estranhamento do currículo, que estão baseadas nas
relações entre os estudos queer e a educação. Conclui-se que a raça é um marcador
anterior aos demais marcadores sociais, e que é imprescindível que o Ensino de
Sociologia realize a tradução de teorias complexas, tornando-as mais acessíveis,
tendo como objetivo a transformação social. |
| Abstract: | This Undergraduate thesis (TCC) has two main objectives. I'll start with the second
one, which is to propose, as a product, a Sociology teaching plan for the three years
of high school, addressing racial, gender, and sexuality issues from the perspective of
transviados studies, considering that it is important for students to learn about these
subjects so that Sociology can fulfill its objectives of denaturalization and
estrangement. The central theme of the teaching plan is the recognition of differences.
The first objective is to formulate a theory of sexual and gender dissidence, which takes
into account, in addition to gender and sexual orientation, race, considering that, in
Brazil and other colonized contexts, race is the basis of the experience of abjection.
The first objective offers theoretical, but also didactic-pedagogical advances, since the
theoretical-analytical instruments constructed can be used as teaching material for the
teaching plan. I used, as theoretical-methodological and conceptual assumptions,
Queer Theory itself, especially the theory of performativity, and the study carried out
by Berenice Bento, which demonstrated that, in colonized contexts, and especially in
the Brazilian context, enslaved Black people were treated with abjection, being
constantly dehumanized and therefore not having the right to a gender identity, which
highlights the race anteriority over gender. This study also showed, from a historicized
analysis, that the racist foundations present in the colony remained after the end of
slavery and the end of the colonial period. From this, I showed that queer studies need
to consider the priority of the racial marker, because there is, as a legacy of slavery, a
"race habitus". I also proposed that black LGBTQIA+ people are affected by a double
performativity, racial and gender, while white people are affected only by gender
performativity. To produce the teaching plan, we relied primarily on the theoretical and
analytical tools we developed, on the analyses carried out regarding the Base Nacional
Comum Curricular, which reveal its overly general and comprehensive nature, and on
research that proposes a de-escalation of the curriculum, as evidenced in the
relationship between queer studies and education. It is concluded that race is a marker
that precedes other social markers, and that it is necessary for the teaching of
Sociology to translate complex theories, aiming at social transformation. |
| Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Ciências Sociais
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