Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/43049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LorenzoDosSantosKonageski_tcc.pdf809,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Antes do gênero, a raça : fundamentos para uma pedagogia transviada
Autor(es): Konageski, Lorenzo dos Santos
Orientador(es): Bento, Berenice Alves de Melo
Assunto: Racismo
Estudos transviados
Sociologia - estudo e ensino
Data de apresentação: 17-Nov-2025
Data de publicação: 26-Dez-2025
Referência: KONAGESKI, Lorenzo dos Santos. Antes do gênero, a raça: fundamentos para uma pedagogia transviada. 2025. 90 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem dois objetivos principais. Vou começar pelo segundo, que é propor, como produto, um plano de ensino de Sociologia transversal para os três anos do Ensino Médio, que abarque as temáticas raciais, de gênero e de sexualidade, a partir dos estudos transviados, considerando que é importante que os alunos aprendam acerca destes assuntos para que a Sociologia cumpra com seus objetivos de desnaturalização e estranhamento. O tema central do plano de ensino é o reconhecimento das diferenças. O primeiro objetivo é formular uma teoria das dissidências sexuais e de gênero, que leve em consideração, além do gênero e da orientação afetivo-sexual, a raça, considerando que, no Brasil e em outros contextos colonizados, a raça é a base da experiência de abjeção. O primeiro objetivo oferece avanços teóricos, mas também didáticos-pedagógicos, pois os instrumentos teórico-analíticos construídos podem ser utilizados como material didático do plano de ensino. Utilizei, como pressupostos teóricos-metodológicos e conceituais, a própria Teoria Queer, em especial a teoria da performatividade, e o estudo realizado por Berenice Bento, que demonstrou que, nos contextos colonizados, e, em especial, no contexto brasileiro, as pessoas negras escravizadas eram tratadas com base na abjeção, sendo constantemente desumanizadas e não tendo, portanto, direito a ter uma identidade de gênero, o que evidencia a anterioridade da raça em relação ao gênero. Esse estudo também mostrou, a partir de uma análise historicizada, que as bases racistas presentes na colônia se mantiveram após o fim da escravidão e o fim do período colonial. A partir disso, mostrei que os estudos transviados precisam considerar a anterioridade do marcador racial, porque existe, como herança da escravidão, um “habitus de raça”. Propus, ainda, que as pessoas negras LGBTQIA+ são atingidas por uma dupla performatividade, racial e de gênero, ao passo que as pessoas brancas são atingidas apenas pela performatividade de gênero. Para produzir o plano de ensino, estive baseado, sobretudo, nos instrumentos teórico analíticos que produzi, nas análises realizadas acerca da Base Nacional Comum Curricular, que denunciam seu caráter demasiadamente geral e abrangente, e nas pesquisas que propõe um estranhamento do currículo, que estão baseadas nas relações entre os estudos queer e a educação. Conclui-se que a raça é um marcador anterior aos demais marcadores sociais, e que é imprescindível que o Ensino de Sociologia realize a tradução de teorias complexas, tornando-as mais acessíveis, tendo como objetivo a transformação social.
Abstract: This Undergraduate thesis (TCC) has two main objectives. I'll start with the second one, which is to propose, as a product, a Sociology teaching plan for the three years of high school, addressing racial, gender, and sexuality issues from the perspective of transviados studies, considering that it is important for students to learn about these subjects so that Sociology can fulfill its objectives of denaturalization and estrangement. The central theme of the teaching plan is the recognition of differences. The first objective is to formulate a theory of sexual and gender dissidence, which takes into account, in addition to gender and sexual orientation, race, considering that, in Brazil and other colonized contexts, race is the basis of the experience of abjection. The first objective offers theoretical, but also didactic-pedagogical advances, since the theoretical-analytical instruments constructed can be used as teaching material for the teaching plan. I used, as theoretical-methodological and conceptual assumptions, Queer Theory itself, especially the theory of performativity, and the study carried out by Berenice Bento, which demonstrated that, in colonized contexts, and especially in the Brazilian context, enslaved Black people were treated with abjection, being constantly dehumanized and therefore not having the right to a gender identity, which highlights the race anteriority over gender. This study also showed, from a historicized analysis, that the racist foundations present in the colony remained after the end of slavery and the end of the colonial period. From this, I showed that queer studies need to consider the priority of the racial marker, because there is, as a legacy of slavery, a "race habitus". I also proposed that black LGBTQIA+ people are affected by a double performativity, racial and gender, while white people are affected only by gender performativity. To produce the teaching plan, we relied primarily on the theoretical and analytical tools we developed, on the analyses carried out regarding the Base Nacional Comum Curricular, which reveal its overly general and comprehensive nature, and on research that proposes a de-escalation of the curriculum, as evidenced in the relationship between queer studies and education. It is concluded that race is a marker that precedes other social markers, and that it is necessary for the teaching of Sociology to translate complex theories, aiming at social transformation.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.