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Título: As contribuições do professor para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física do IFB - campus Planaltina
Autor(es): Cruz, Davi Lucas Macedo Neves
Orientador(es): Oliveira, Ana Amélia Neri
Assunto: Professores de educação física
Prática de ensino - educação física
Educação inclusiva
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 9-Jan-2013
Referência: CRUZ, Davi Lucas Macedo Neves. As contribuições do professor para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física do IFB - campus Planaltina. 2012. [54] f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O estudo teve como enfoque uma reflexão das práticas inclusivas no IFB-PLA, para verificar as contribuições que os professores de Educação Física podem oferecer para uma prática pedagógica inclusiva na instituição educacional em questão no curso integrado em agropecuária. Evidenciamos alguns grandes pressupostos, que são: educação e inclusão; LDB, PCN’s e inclusão em foco; práticas inclusivas e as abordagens metodológicas da Educação Física. Devido à relação dialógica existente entre os sujeitos e fenômenos investigados, realizamos uma pesquisa descritiva. Por outro lado, realizamos um estudo de caso para explicar o fenômeno da inclusão nas aulas de Educação Física no IFB-PLA e, por último, utilizamos a pesquisa bibliográfica para verificar as relações entre a teoria e a prática nesse contexto. Vale ressaltar que utilizamos um questionário, com questões abertas e fechadas, aplicado aos três professores de Educação Física, como instrumento de coleta de dados. Após a análise dos dados, pudemos constatar que, apesar de os professores possuírem os conhecimentos necessários à inclusão, não se sentem preparados para atuarem efetivamente nesse sentido. Além disso, os pesquisados apontam questões ligadas à infraestrutura e a postura dos demais profissionais em relação à inclusão. Com a realização do estudo, pudemos comprovar a urgência na necessidade do conhecimento sobre a inclusão, pois por meio dela, os professores de Educação Física do IFB-PLA poderão proporcionar uma melhor inserção/inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, em uma perspectiva de satisfação em relação ao processo de ensino-aprendizagem, com vista à diversidade humana. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study had as a main focus a reflection on the inclusive practices at IFB-PLA so as to verify the contributions that Physical Education teachers can offer to an inclusive pedagogical practice in the integrated course in agriculture at this Campus. Some important assumptions were verified: education and inclusion; LDB; PCN’s and inclusion in focus; inclusive practices and methodological practices in Physical Education. Due to the dialogical relationship between the subjects and the phenomena that were investigated a descriptive research was conducted. On the other hand, a study was also carried out to explain the inclusion phenomenon in the Physical Education class at the IFB-PLA and, lastly, the bibliographical research was used to verify the relations between theory and practice in this context. It is worth to highlight that a questionnaire with open and closed questions was applied to three Physical Education teachers as an instrument to collect data. After this stage, it was possible to ascertain that despite having the necessary knowledge to perform inclusive practices, teachers do not feel prepared to implement more effective actions. Besides that, these teachers also point out issues connected to the infrastructure and the other teachers’ attitudes towards inclusion because by means of inclusion the Physical Education teachers from IFB-PLA are going to provide a better integration of the students with special educational needs into a perspective of satisfaction in relation to the teaching/learning process, and aim at a human diversity.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Programa Pró-licenciatura - Planaltina-DF, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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