| Título: | Inteligência artificial como agente de comunicação : como os assistentes virtuais têm mudado a experiência de comunicação nas instituições financeiras |
| Autor(es): | Assis, Amanda Neris de |
| Orientador(es): | Rêgo, Isabel Almeida Marinho do |
| Assunto: | Assistente virtual Inteligência artificial Instituições financeiras Chatbots |
| Data de apresentação: | 20-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 22-Dez-2025 |
| Referência: | ASSIS, Amanda Neris de. Inteligência artificial como agente de comunicação: como os assistentes virtuais têm mudado a experiência de comunicação nas instituições financeiras. 2025. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | A Inteligência Artificial (IA) tem transformado significativamente diversos segmentos do
mercado. De acordo com pesquisa da IBM, 78% dos bancos no mundo já implementaram ao
menos um projeto envolvendo IA. No Brasil, as instituições financeiras têm adotado essa
tecnologia, principalmente no atendimento ao cliente, por meio de bots e assistentes virtuais.
Esses assistentes têm se destacado como agentes de comunicação, alterando os modelos
tradicionais de interação humana.
Com o desenvolvimento desta monografia, busco contribuir para as discussões sobre o uso e
impacto da ferramenta na comunicação, aprofundando ainda mais o debate fortalecendo uma
base teórica a fim de oferecer insights e contribuir para futuras pesquisas e discussões sobre o
impacto da tecnologia da comunicação.
O contexto considera que a crescente adoção da IA no setor bancário, onde assistentes
virtuais têm mudado a experiência de atendimento ao cliente e suporte interno, transformaram
modelos tradicionais de interação.
A metodologia adotada para o desenvolvimento deste trabalho é qualitativa, que visa
caracterizar e explorar de forma aprofundada os contextos que envolvem o uso de assistentes
virtuais em instituições financeiras, apoiados por uma análise bibliográfica e documental.
Os resultados evidenciam diferentes formas de aplicação,além de desafios e oportunidades
dessa tecnologia. |
| Abstract: | Artificial Intelligence (AI) has significantly transformed several market segments. According
to IBM research, 78% of banks in the world have already implemented at least one project
involving AI. In Brazil, financial institutions adopted this technology, mainly in customer
service, through bots and virtual assistants. These assistants have stood out as communication
agents, changing traditional models of human interaction.
With the development of this monograph, I seek to contribute to the discussion about the use
and impact of the tool in communication, further deepening the debate by strengthening a
theoretical basis in order to offer insights and contribute to future research and discussions on
the impact of communication technology.
The context considers that the growing adoption of AI in the banking sector, where virtual
assistants have changed the customer service and internal support experience, transformed
traditional models of interaction.
The methodology adopted to develop this work is qualitative, which aims to characterize and
explore in depth the contexts involving the use of virtual assistants in financial institutions,
supported by a bibliographic and documentary analysis.
The results highlight different forms of application, as well as challenges and opportunities of
this technology. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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