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Título: Inteligência artificial como agente de comunicação : como os assistentes virtuais têm mudado a experiência de comunicação nas instituições financeiras
Autor(es): Assis, Amanda Neris de
Orientador(es): Rêgo, Isabel Almeida Marinho do
Assunto: Assistente virtual
Inteligência artificial
Instituições financeiras
Chatbots
Data de apresentação: 20-Fev-2025
Data de publicação: 22-Dez-2025
Referência: ASSIS, Amanda Neris de. Inteligência artificial como agente de comunicação: como os assistentes virtuais têm mudado a experiência de comunicação nas instituições financeiras. 2025. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A Inteligência Artificial (IA) tem transformado significativamente diversos segmentos do mercado. De acordo com pesquisa da IBM, 78% dos bancos no mundo já implementaram ao menos um projeto envolvendo IA. No Brasil, as instituições financeiras têm adotado essa tecnologia, principalmente no atendimento ao cliente, por meio de bots e assistentes virtuais. Esses assistentes têm se destacado como agentes de comunicação, alterando os modelos tradicionais de interação humana. Com o desenvolvimento desta monografia, busco contribuir para as discussões sobre o uso e impacto da ferramenta na comunicação, aprofundando ainda mais o debate fortalecendo uma base teórica a fim de oferecer insights e contribuir para futuras pesquisas e discussões sobre o impacto da tecnologia da comunicação. O contexto considera que a crescente adoção da IA no setor bancário, onde assistentes virtuais têm mudado a experiência de atendimento ao cliente e suporte interno, transformaram modelos tradicionais de interação. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste trabalho é qualitativa, que visa caracterizar e explorar de forma aprofundada os contextos que envolvem o uso de assistentes virtuais em instituições financeiras, apoiados por uma análise bibliográfica e documental. Os resultados evidenciam diferentes formas de aplicação,além de desafios e oportunidades dessa tecnologia.
Abstract: Artificial Intelligence (AI) has significantly transformed several market segments. According to IBM research, 78% of banks in the world have already implemented at least one project involving AI. In Brazil, financial institutions adopted this technology, mainly in customer service, through bots and virtual assistants. These assistants have stood out as communication agents, changing traditional models of human interaction. With the development of this monograph, I seek to contribute to the discussion about the use and impact of the tool in communication, further deepening the debate by strengthening a theoretical basis in order to offer insights and contribute to future research and discussions on the impact of communication technology. The context considers that the growing adoption of AI in the banking sector, where virtual assistants have changed the customer service and internal support experience, transformed traditional models of interaction. The methodology adopted to develop this work is qualitative, which aims to characterize and explore in depth the contexts involving the use of virtual assistants in financial institutions, supported by a bibliographic and documentary analysis. The results highlight different forms of application, as well as challenges and opportunities of this technology.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2025.
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