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Título: O processo de geração e difusão de inovações ambientais em uma consultoria ambiental : a influência do cliente
Autor(es): Pereira, Lucas Costa
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Serviços de consultoria
Gestão ambiental
Inovações ambientais
Data de apresentação: 11-Set-2012
Data de publicação: 9-Jan-2013
Referência: PEREIRA, Lucas Costa. O processo de geração e difusão de inovações ambientais em uma consultoria ambiental: a influência do cliente. 2012. 71 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Com o desenvolvimento de um processo de inovação integrando consultoria e clientes, forma-se uma rede de inovação. O objetivo geral deste estudo é avaliar o papel dos clientes na geração e difusão de inovações ambientais em uma consultoria ambiental. Pretende-se identificar as ferramentas usadas para a transmissão de conhecimentos e tecnologias entre as empresas, assim como averiguar a percepção e participação das organizações que são clientes da consultoria no processo de geração de inovações que ocorre na mesma. Para cumprir os resultados, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se do método de Estudo de Caso. Os dados foram coletados através de entrevistas semi- estruturadas e gravadas em um gravador de voz para depois serem transcritas, tudo com a conivência dos entrevistados. Como resultado deste estudo, constatou-se que as ferramentas utilizadas pela consultoria para divulgar seus projetos e inovações não são efetivas e não despertam muito o interesse de seus clientes. Constatou-se também que falta interesse por parte dos clientes em se envolverem nesse processo, e que estes só buscam ter suas demandas cumpridas, apesar de conseguirem enxergar o processo de geração de inovações na consultoria.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
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