Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/428
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_ShaulaMaiaFreitas.pdf678,24 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBorda, Gilson Zehetmeyer-
dc.contributor.authorFreitas, Shaula Maia de-
dc.identifier.citationFREITAS, Shaula Maia de. Impactos gerais provocados pela introdução de cadeias hoteleiras no mercado da hospitalidade na cidade de Belém do estado do Pará. 2008. 96 f. Monografia (Especialização em Consultoria em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2008.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca analisar o fenômeno das redes no mercado hoteleiro da cidade de Belém, no estado do Pará. O objetivo deste trabalho foi observar, pela ótica de agências de viagens e turismo atuantes no segmento do turismo receptivo, a postura de mercado adotada por dois hotéis de destaque no cenário paraense, tomando como referência os serviços prestados por cada um deles. Como base para este estudo escolheu-se o cenário recente no mercado belenense, em que redes hoteleiras estão introduzindo novas unidades no mercado e assim alterando as relações já existentes, influenciando principalmente hotéis independentes, ainda predominantes na região. Neste contexto, foram escolhidos para uma abordagem comparativa os hotéis: Expresso XXI – Batista Campos, o primeiro empreendimento do grupo nacional Solare na cidade, e Hotel Regente, hotel de administração familiar e representativo de tradição no cenário em que se insere. Para o desenvolvimento deste, foi empregada a pesquisa qualitativa e quantitativa, por buscar descrever as relações existentes por meio da percepção comparativa entre hotéis de rede e hotéis independentes. Com este intuito, foram realizadas entrevistas informais em agências de viagens previamente definidas por amostragem não probabilística, permitindo a obtenção de resultados que pudessem identificar as posturas de mercado adotadas por estes hotéis.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHotelariapt_BR
dc.subject.keywordHotéispt_BR
dc.subject.keywordMeio de hospedagempt_BR
dc.titleImpactos gerais provocados pela introdução de cadeias hoteleiras no mercado da hospitalidade na cidade de Belém do estado do Parápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.date.accessioned2009-07-20T16:46:59Z-
dc.date.available2009-07-20T16:46:59Z-
dc.date.issued2009-07-20T16:46:59Z-
dc.date.submitted2008-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/428-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work aims to analyze the phenomenon generated by the chains of hotels in the hotel market in the city of Belém, Pará. The aim of this study is to observe through the eyes of the travel and tour agencies, acting on the hospitality and tourism sector, the market positioning adopted by two outstanding hotels in the paraense market scene, taking into account the services offered by each one of them. As a basis for this study, it was chosen the present Belém market scene where the hotel chains are implementing new units into the market, thus altering the pre-existing market relations, mainly directly influencing the non chain hotels which are still predominant in the area. Based upon this context, two hotels were chosen for a comparative approach analysis, Expresso XXI – Batista Campos and Hotel Regente, the former being the first enterprise from the domestic chain Solare and the latter being run by a family, representing the tradition of the hotel market in the area. The qualitative and quantitative researches were employed on this study in order to describe the presently existing relations through a crosscrossing inquiry between chain hotels and non chain hotels. For this purpose, informal interviews were conducted in previously chosen travel agency companies through a random sample, allowing to obtain results which could identify the market positioning adopted by these hotels.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2008.04.TCC.428-
Aparece na Coleção:Formação de Consultores em Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.