Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42856
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_EduardaGuerraAlencarDeAlmeida_tcc.pdf516,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos da Emenda Constitucional n. 95 de 2016 no cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024
Autor(es): Almeida, Eduarda Guerra Alencar Falleiros de
Orientador(es): Calmon, Paulo Carlos Du Pin
Assunto: Educação
Políticas públicas educacionais
Plano Nacional de Educação (PNE)
Data de apresentação: 10-Fev-2025
Data de publicação: 12-Dez-2025
Referência: ALMEIDA, Eduarda Guerra Alencar Falleiros de. Impactos da Emenda Constitucional n. 95 de 2016 no cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024. 2025. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central analisar os efeitos da Emenda Constitucional n. 95 de 15 de dezembro de 2016 – Novo Regime Fiscal – sobre o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024. A emenda, ao congelar as despesas primárias por 20 anos, impõe a necessidade de discussão acerca da escolha dessa opção em detrimento de uma reforma estrutural, tanto no âmbito tributário, de maneira a garantir uma tributação justa e progressiva sobre a renda, quanto no âmbito financeiro, de forma a dirimir o potencial que a divída pública atualmente exerce na perpetuação da acumulação de capital na esfera financeira. Assim, busca se compreender como a medida adotada Novo Regime Fiscal favoreceu a financeirização no Brasil, em detrimento da superação dos entraves estruturais para o desenvolvimento do país. Também será investigada a reconfiguração dos gastos públicos ao longo dos anos, com ênfase na área da educação, a fim de verificar como a educação foi priorizada nesse contexto. Além disso, em vista da magnitude e da relevância do PNE, a observação do resultado do alcance de suas metas, por meio dos relatórios divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, será fundamental. Por fim, considerando a Emenda como um reflexo das novas políticas de austeridade adotadas no Brasil, especialmente a partir de 2016, este trabalho buscará compreender de que maneira essas políticas podem contribuir para a redução ou insuficiência do Estado em garantir direitos fundamentais, como o direito à educação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.