Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42846
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JulianaGarciaPeresMurad_tcc.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Felicidade para quais crianças? O Programa Criança Feliz e a distância entre a intenção e o gesto
Autor(es): Murad, Juliana Garcia Peres
Orientador(es): Santos, Liliam dos Reis Souza
Assunto: Programa Criança Feliz
Primeira infância
Crianças
Crianças e adolescentes - proteção social
Direitos das crianças
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 11-Dez-2025
Referência: MURAD, Juliana Garcia Peres. Felicidade para quais crianças? O Programa Criança Feliz e a distância entre a intenção e o gesto. 2023. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho situa-se na temática dos direitos da infância e juventude e tem como objeto de estudo o Programa Criança Feliz – PCF, localizado como um instrumento de implementação do Marco Legal da Primeira Infância, contudo que foi elaborado no contexto regressivo das lutas sociais – sob o governo do Michel Temer e Jair Bolsonaro. O PCF se configurou enquanto uma intervenção à primeira infância bastante focalizada e baseado em um discurso científico das neurociências enquanto principal interpretação sobre o desenvolvimento infantil. Assim, este estudo questiona se o PCF foi parte de uma agenda político-ideológica expressando conservadorismos em seus fundamentos, desenho e em sua implementação, como: o resgate do primeiro damismo e do protagonismo do terceiro setor, reforçando uma perspectiva de individualização dos problemas sociais, da assistencialização da infância, da privatização do cuidado e da responsabilização dos cuidados às famílias sem ampliação de direitos, num processo de enfraquecimento organizacional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da focalização e segmentação dos direitos da infância e da adolescência. O trabalho ancorou-se em pesquisa documental e revisão de literatura especializada e teve como principais fontes: a divulgação estatal do Programa Criança Feliz, artigos, dissertações e teses sobre o Programa, tendo como objetivo levantar subsídios para discutir criticamente sobre sua atuação. No decorrer deste estudo, realizado durante o período correspondente ao primeiro semestre de 2023, o questionamento principal do trabalho foi corroborado: o PCF revelou-se enquanto um projeto de desmonte dos direitos da infância e da adolescência no campo do direito e do dever do Estado, desvelando as artimanhas do neoliberalismo no trato da questão social. Também apresentou alguma das contradições da militância pela primeira infância no Brasil quando esta exalta a importância do cuidado na primeira infância e não em todo o processo de desenvolvimento infantojuvenil, implicando em um descompasso na luta histórica consagrada na Constituição de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.