Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4284
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RafaelaBeatrizMoreiraBatista.pdf429,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O fenômeno do jeitinho : como um traço da cultura brasileira compõe a cultura de uma organização do setor público federal
Autor(es): Batista, Rafaela Beatriz Moreira
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Cultura organizacional
Organizações públicas
Brasil
Data de apresentação: 12-Set-2012
Data de publicação: 8-Jan-2013
Referência: BATISTA, Rafaela Beatriz Moreira. O fenômeno do jeitinho: como um traço da cultura brasileira compõe a cultura de uma organização do setor público federal. 2012. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O jeitinho brasileiro é um traço reconhecidamente nacional. Está entremeado em todas as classes sociais, em maior ou menor intensidade. Envolve polêmica tremenda, podendo significar, dependendo do ponto de vista, empecilho ao desenvolvimento e aos direitos individuais, assim como representar uma característica de nossa brasilidade, do jogo de cintura frente às tantas dificuldades enfrentadas pelo povo. O objetivo do trabalho é, portanto, verificar de que modo o fenômeno do jeitinho se manifesta no ambiente burocrático de uma instituição pública, cuja natureza representa tudo o que o jeito busca transpor. O desenvolvimento de um trabalho como tal no âmbito da administração se justifica pelo seu caráter qualitativo, em que as informações são obtidas de maneira mais profunda e particular. Há da mesma forma importância pública, já que existe a contextualização de uma característica cultural brasileira em um órgão público, cujos planos de ação são teoricamente baseados na máxima eficiência da máquina, com a valorização dos códigos e normas. Na pesquisa, de fim descritivo, a coleta de informações se deu a partir de entrevistas individuais, com roteiro semi-estruturado, cuja amostra representa a atividade-meio da organização em que trabalham os servidores administrativos. Os resultados foram apresentados em três categorias: jeitinho brasileiro, traços e valores da cultura brasileira e cultura organizacional. Foi constatado que todos os participantes tinham habilidade de conceituar o jeitinho, mas não vinculam a utilização do mesmo ao ambiente organizacional, apenas para a ascensão ao poder. No entanto, admitem usá-lo apenas em situações em que a norma impede a ação, devido à burocracia.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons