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Título: O adoecimento docente no ensino brasileiro : um estado da arte de artigos em periódicos acadêmicos (2013 - 2023)
Autor(es): Licá, Luana Nunes
Orientador(es): Cigales, Marcelo Pinheiro
Assunto: Professores - saúde
Trabalho docente
Saúde ocupacional
Data de apresentação: 23-Jul-2025
Data de publicação: 10-Dez-2025
Referência: LICÁ, Luana Nunes. O adoecimento docente no ensino brasileiro: um estado da arte de artigos em periódicos acadêmicos (2013 - 2023). 2025. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os principais fatores associados ao adoecimento docente no Brasil. Para tanto, realizou-se um levantamento do tipo Estado da Arte, com foco em artigos publicados em periódicos acadêmicos entre os anos de 2013 e 2023. A escolha deste recorte temporal justifica-se por duas razões centrais: i) a intensificação das reformas educacionais no período, marcadas por mudanças nas políticas públicas voltadas à educação básica; e ii) os impactos da pandemia de Covid-19, que impuseram novas exigências e tensões ao trabalho docente. A pesquisa foi conduzida por meio da plataforma Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: a) adoecimento docente, b) trabalho docente, c) saúde docente. Os resultados iniciais indicaram aproximadamente 16.000 publicações para o primeiro e o terceiro descritor, e cerca de 151.000 para o segundo a grande quantidade de publicações é um dos desafios da metodologia, e para sair dessa grande quantidade de produção foi necessário usar os critérios de seleção dos artigos, que considerei os seguintes fatores de inclusão: pertinência temática identificada a partir da leitura dos resumos, foco em docentes da educação básica no Brasil e publicação no período estabelecido. Foram excluídas produções exclusivamente voltadas ao ensino superior, em língua estrangeira ou cujo escopo extrapolasse a temática do adoecimento docente. Após a triagem, 24 artigos compuseram o corpus final da análise. Os resultados revelam que o adoecimento docente está fortemente relacionado a fatores como a sobrecarga de trabalho, a desvalorização da profissão, a pressão por desempenho e a crescente violência no ambiente escolar. Além disso, destaca-se a recorrência de quadros de síndrome de Burnout e sofrimento psíquico entre os profissionais da educação, especialmente no contexto pós-pandêmico.
Abstract: This study aims to analyze the main factors associated with teacher illness in Brazil. To this end, a State of the Art literature review was conducted, focusing on articles published in academic journals between 2013 and 2023. The chosen timeframe is justified by two key elements: the intensification of educational reforms during this period, marked by changes in public policies targeting basic education; and the impact of the Covid-19 pandemic, which introduced new demands and stressors to the teaching profession. The research was carried out using the Google Scholar database, with the following descriptors: a) teacher illness, b) teaching work, and c) teacher health. The initial search returned approximately 16,000 results for the first and third descriptors, and around 151,000 for the second. Article selection followed specific inclusion criteria: thematic relevance based on abstract screening, focus on basic education teachers in Brazil, and publication within the selected timeframe. Exclusion criteria included studies focused exclusively on higher education, non-Portuguese language publications, and works that extended beyond the theme of teacher illness. After applying these filters, 24 articles were included in the final analysis. The results show that teacher illness is closely linked to factors such as work overload, professional devaluation, performance pressure, and increasing violence in schools. Furthermore, the recurrence of conditions such as burnout syndrome and psychological distress among Brazilian teachers particularly in the post-pandemic context was a prominent finding across the analyzed literature.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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