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Título: Análise de motores síncronos de ímãs permanentes no software Ansys Motor-CAD
Autor(es): Pissolati, César Felipe de Souza
Orientador(es): Moreno Vásquez, Francis Arody
Assunto: Motores
Motores síncronos de ímãs permanentes
Energia - fontes alternativas
Motores elétricos
Data de apresentação: 15-Mai-2025
Data de publicação: 10-Dez-2025
Referência: PISSOLATI, César Felipe de Souza. Análise de motores síncronos de ímãs permanentes no software Ansys Motor-CAD. 2025. 97 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Diante do crescente interesse global por soluções mais sustentáveis e eficientes em setores como mobilidade elétrica, geração de energia elétrica e automação industrial, este trabalho se propõe a investigar, por meio de simulações numéricas, diferentes topologias de motores síncronos de ímãs permanentes (PMSM), buscando identificar seus benefícios, desafios cons trutivos e operacionais sob diferentes perspectivas, como a utilização de diferentes materiais, a segmentação de ímãs e entre outros. O trabalho oferece uma abordagem prática para o uso do Ansys Motor-CAD, que utiliza o método do elementos finitos (FEM), contribuindo como base técnica para futuros projetos e validações experimentais. No software Ansys Motor-CAD foram simuladas e comparadas topologias de motores de fluxo radial, com ímãs montados na superfície (SPM) e embutidos (IPM), e de fluxo axial, incluindo configurações com rotor e estator únicos, bem como com dois rotores e estator único, mais especificamente a topologia Torus-S com magnetos NN. O estudo abrangeu a análise de torque, análises térmicas, assim como perdas magnéticas, elétricas e mecânicas, comportamento dinâmico e desempenho em diferentes condições de operação. Os resultados concluem que as topologias de fluxo axial, especialmente as com dois rotores e um único estator (Torus-S com magnetos NN) apresentam vantagens significativas em termos de compacidade e aproveitamento de torque, demonstrando potencial para aplicações em que o espaço físico é limitado, a alta eficiência e a robustez são necessárias. Este estudo reforça a importância da pesquisa aplicada no desenvolvimento de motores elétricos mais eficientes, alinhando-se aos objetivos globais de transição energética e descarbonização da matriz industrial e de transporte.
Abstract: In light of the growing global interest in more sustainable and efficient solutions in sec tors such as electric mobility, electric power generation, and industrial automation, this work aims to investigate, through numerical simulations, different topologies of permanent magnet synchronous motors (PMSM), seeking to identify their benefits, constructive and operational challenges from different perspectives, such as the use of different materials, magnet segmentation, among others. This work offers a practical approach to the use of Ansys Motor-CAD, which employs the Finite Element Method (FEM), contributing as a technical foundation for future projects and experimental validations. Using the Ansys Motor-CAD software, topologies of radial flux motors, with surface-mounted magnets (SPM) and interior permanent magnets (IPM), as well as axial flux motors—including configurations with single rotor and stator, as well as with two rotors and a single stator, specifically the Torus-S topology with NN magnets—were simulated and compared. The study covered torque analysis, thermal analysis, as well as magnetic, electrical, and mechan ical losses, dynamic behavior, and performance under different operating conditions. The results conclude that axial flux topologies, especially those with two rotors and a single stator (Torus-S with NN magnets), offer significant advantages in terms of compactness and torque utilization, demonstrating potential for applications where physical space is limited, and high efficiency and robustness are required. This study reinforces the importance of applied research in the development of more efficient electric motors, aligning with global goals for energy transition and the decarbonization of the industrial and transportation sectors.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2025.
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