Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4280
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GuilhermedeOliveiraSantana.pdf262,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão de indivíduos gays em organizações públicas
Autor(es): Santana, Guilherme de Oliveira
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Homofobia
Homossexuais
Diversidade no local de trabalho
Inclusão social
Data de apresentação: 6-Set-2012
Data de publicação: 8-Jan-2013
Referência: SANTANA, Guilherme de Oliveira. A inclusão de indivíduos gays em organizações públicas. 2012. 57 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Esse estudo teve como objetivo a identificação de ações organizacionais voltadas à inclusão do individuo gay e combate a homofobia em organizações de caráter público. Para o estudo foram selecionadas três empresas públicas, todas localizadas no Distrito Federal e adicionalmente foi feita uma entrevista na Secretaria de Direitos Humanos, órgão que representa a União, para ser verificada a interferência dessa nas ações organizacionais voltadas ao interesse dos gays. Foram elaborados dois roteiros de entrevistas distintos: um para as empresas e um para a Secretaria de Direitos Humanos. Com a análise, foi identificado que as empresas veem o gay como um funcionário comum em seu contingente trabalhador e não como o funcionário gay da organização, o respeito é devido à pessoa que exerce seu trabalho. Foi percebido que a atuação da União para a inclusão dos gays se dá num nível macrossocial, numa tentativa de criar a cultura da inclusão, portanto não há nenhuma indicação clara e específica para as empresas públicas. Existe a equidade de benefícios entre todos os funcionários, a exclusão não faz parte das práticas empresariais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons