Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42795
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AlexandreAlcantaraDeOliveira_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A política de defesa como força motora da Base Industrial de Defesa (BID) : uma análise comparativa entre Brasil e Alemanha
Autor(es): Oliveira, Alexandre Alcântara de
Orientador(es): Thudium, Guilherme Paiva Stamm
Assunto: Base Industrial de Defesa (BID)
Segurança internacional
Alemanha - política e governo
Data de apresentação: 26-Fev-2025
Data de publicação: 10-Dez-2025
Referência: OLIVEIRA, Alexandre Alcântara de. A política de defesa como força motora da Base Industrial de Defesa (BID): uma análise comparativa entre Brasil e Alemanha. 2024. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O século XXI tem se configurado como um período de grandes transições tecnológica, demográfica, climática e energética, cujos impactos se estendem diretamente à economia, à política e à segurança de países centrais e periféricos. Desde o fim da Guerra Fria, o mundo vivenciou uma sensação ilusória de paz, caracterizada pela ausência de conflitos armados de grande escala entre potências, enquanto disputas menores se concentravam majoritariamente em nações periféricas. No entanto, a invasão russa à Ucrânia em 2022 e a crescente ameaça do uso de armas nucleares alteraram significativamente o cenário global, levando países como a Alemanha a reavaliar suas políticas de defesa e segurança. Esse novo cenário revela a necessidade urgente de reformular estratégias e estruturas capazes de mitigar os riscos de conflito em uma era de tensões constantes e crescentes. É neste contexto que o presente estudo propõe uma análise histórica e documental das políticas de defesa e segurança do Brasil e da Alemanha, assim como de suas respectivas bases industriais de defesa (BID). A pesquisa busca identificar padrões, processos e desafios enfrentados por essas duas nações no fortalecimento de suas capacidades estatais de defesa, considerando tanto o desenvolvimento de suas indústrias de defesa quanto os fatores geopolíticos que moldam suas políticas. A análise comparada entre os dois países permite compreender as semelhanças e diferenças em suas abordagens, além de extrair lições aprendidas e delinear perspectivas futuras em um ambiente internacional caracterizado pela crescente interdependência e pela intensificação dos riscos geopolíticos. A reflexão proposta por este estudo não apenas se insere no debate contemporâneo sobre políticas e estratégias de defesa das grandes potências, mas também oferece uma contribuição para a compreensão das dinâmicas de segurança e soberania nacional em um mundo progressivamente multipolar e imprevisível.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.