Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42786
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_AntonioPinheiroSaadBatista_tcc.pdf6,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ciência ao alcance : uma proposta de experimentos interdisciplinares para visibilizar as mulheres cientistas
Autor(es): Batista, Antônio Pinheiro Saad
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Laboratórios experimentais
Ciências - ensino - experimentação
Data de apresentação: 3-Jun-2025
Data de publicação: 10-Dez-2025
Referência: BATISTA, Antônio Pinheiro Saad. Ciência ao alcance: uma proposta de experimentos interdisciplinares para visibilizar as mulheres cientistas. 2025. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2025.
Resumo: Anísio Teixeira descreve a educação pública como uma política pública de importância e gravidade, capaz de munir o estudante a fim de perpassar as barreiras econômicas impostas pelo sistema atual (1932). Ela, apesar de garantida pela Constituição, enfrenta sérios desafios de infraestrutura, especialmente no ensino de Ciências Naturais. Apenas 26,2% das escolas estaduais e 3,6% das municipais possuem laboratórios de Ciências, dificultando a realização de aulas práticas. A experimentação, importante ferramenta para o ensino, busca auxiliar na aprendizagem de conteúdos necessários para formar estudantes capazes de atuar de forma crítica na sociedade. No entanto, a falta de recursos força os professores a se reinventarem, muitas vezes arcando com custos próprios, o que aumenta sua sobrecarga e desestimula o uso desse recurso. Aliado a isso, observamos que a Ciência tem sido frequentemente abordado frequentemente apenas com foco nos cientistas homens, ocultando a participação das mulheres na construção do conhecimento científico. Portanto, como uma alternativa para enfrentar essa realidade, este trabalho tem como objetivo uma proposta com experimentos de baixo custo alinhados à interdisciplinaridade e a contextualização, além de buscar visibilizar as mulheres cientistas. O material é destinado ao 6º ano do ensino fundamental e visa facilitar a adoção de práticas experimentais, promovendo um ensino mais contextualizado e capaz de incluir também diversidade nas Ciências. Espera-se que essa proposta possa apoiar os professores na realização de experimentos e também incentivar aqueles que desistiram devido às dificuldades de infraestrutura. Assim, pretende-se proporcionar aos estudantes um ensino mais interativo e conectado ao seu contexto social, promovendo também a inclusão de mulheres nas ciências, demonstrando que essa não é uma área exclusiva dos homens.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.