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Título: Integrando a Arquivística Chinesa na Universidade de Brasília (UnB) : uma proposta multicultural para o curso de Arquivologia
Autor(es): Porto, Luiz Fernando Gomes
Orientador(es): Franco, Shirley Carvalhêdo
Assunto: Arquivística - China
Gestão de documentos
Data de apresentação: 20-Fev-2025
Data de publicação: 10-Dez-2025
Referência: PORTO, Luiz Fernando Gomes. Integrando a Arquivística Chinesa na Universidade de Brasília (UnB): uma proposta multicultural para o curso de Arquivologia. 2025. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho explora brevemente a história e o avanço das práticas de gestão documental na China e sua possível integração ao currículo do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo principal é analisar a escassez de conteúdos relacionados à arquivística chinesa no referido curso, propondo a inclusão dessas práticas como forma de enriquecer a formação dos estudantes. A metodologia utilizada inclui a análise documental do currículo atual de Arquivologia da UnB, uma revisão da literatura sobre a história da gestão documental na China e entrevistas com 20 estudantes do curso, com o intuito de avaliar percepções e possíveis impactos. A pesquisa, realizada entre março e novembro de 2024, enfatiza a importância de oferecer abordagens não ocidentais no ensino, propondo a inserção de conteúdos relacionados ao tema estudado. O entendimento das práticas milenares chinesas de gestão documental pode proporcionar novas perspectivas e técnicas para inspirar estudantes e profissionais de Arquivologia no Brasil. Além disso, a inclusão desses conteúdos no currículo pode promover uma formação multicultural, conectada às complexidades e tendências de um mundo interconectado, elemento essencial para o desenvolvimento das competências profissionais dos futuros arquivistas.
Abstract: This study briefly explores the history and evolution of records management practices in China and their possible integration into the curriculum of the Archival Science program at the University of Brasília (UnB). The main objective is to analyze the absence of content related to Chinese archival science in the program, proposing including these practices to enrich student training. The methodology includes a documentary analysis of UnB's current Archival Science curriculum, a literature review on the history of records management in China, and interviews with 20 students of the program to assess perceptions and potential impacts. Conducted between March and November 2024, the research emphasizes the importance of incorporating non-Western approaches into education by proposing including content related to the studied topic. Understanding China's millennia-old records management practices can offer new perspectives and techniques to inspire Archival Science students and professionals in Brazil. Additionally, including such content in the curriculum may promote a multicultural education aligned with the complexities and trends of an interconnected world, a crucial element for developing the professional competencies of future archivists.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2025.
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