Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42760
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LuizaFerreiraCarvalho_tcc.pdf1,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Lugares conquistados: a formação das identidades dos pichadores do Distrito Federal dentro do espaço urbano polifônico
Autor(es): Carvalho, Luiza Ferreira
Orientador(es): Barroso, Eloísa Pereira
Assunto: Pichação
Ocupações urbanas
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 7-Jul-2025
Data de publicação: 8-Dez-2025
Referência: CARVALHO, Luiza Ferreira. Lugares conquistados: a formação das identidades dos pichadores do Distrito Federal dentro do espaço urbano polifônico. 2025. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta monografia busca analisar os aspectos de formações das identidades construídas pela simbiose do pichador e da cidade do Distrito Federal. Propõe-se compreender aspectos que interferem na permanência da pichação como prática, ainda que instituída a criminalização, discorrendo aspectos de subjetivação e territorialização. A relevância desse artigo se dá inicialmente pela ressignificação do espaço urbano, onde a urbe é utilizada como fonte e artefato, mas além disso, demonstrar como as práticas do cotidiano urbano, a formação de grupos por processos de identificação e a significação do bairro para os indivíduos, demonstra o cruzamento entre individual, coletivo e material. A análise histórica fornece condições para compreender o conjunto heterogêneo de normas do urbanismo e a estetização pós anos 50 que produz essas práticas da pichação. Os elementos visuais da cidade com as pichações se dilatam e transformam os sentidos e significados de habitar a cidade. A reflexão sobre o tema se dará inicialmente pelas formas de ocupação urbana que vão se dissipando pelo Distrito Federal e posteriormente na discursividade da prática que promove a construção das identidades desses pichadores, evidenciando o dizer da linguagem com o fazer da prática.
Resumén: Esta monografía busca analizar los aspectos de formación de las identidades construidas a partir de la simbiosis entre el grafitero (pichador) y la ciudad del Distrito Federal. Se propone comprender los factores que influyen en la permanencia del grafiti como práctica, incluso ante su criminalización, abordando aspectos de subjetivación y territorialización. La relevancia de este artículo radica, en primer lugar, en la resignificación del espacio urbano, donde la urbe se utiliza como fuente y artefacto; pero, además, en mostrar cómo las prácticas del cotidiano urbano, la formación de grupos mediante procesos de identificación y la significación del barrio para los individuos, evidencian el cruce entre lo individual, lo colectivo y lo material. El análisis histórico proporciona condiciones para comprender el conjunto heterogéneo de normas del urbanismo y la estetización posterior a los años 50 que da lugar a estas prácticas del grafiti. Los elementos visuales de la ciudad junto con las pintadas se expanden y transforman los sentidos y significados de habitar la ciudad. La reflexión sobre el tema se desarrollará inicialmente a partir de las formas de ocupación urbana que se van disolviendo por el Distrito Federal y, posteriormente, en la discursividad de la práctica que promueve la construcción de las identidades de estos grafiteros, evidenciando el decir del lenguaje con el hacer de la práctica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.