Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42744
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LaisMoraisAraujoDaSilva_tcc.pdf3,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Futebol e ditadura: a vitória da Copa do Mundo de futebol e o discurso ufanista no governo Médici 1970-1974
Autor(es): Silva, Laís Morais Araújo da
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: Futebol
Futebol e política
Esportes
Esportes e Estado
Ditadura militar
Golpe de Estado de 1964
Brasil - história 1964-1985
Nacionalismo
Nacionalismo - Brasil
Identidade nacional
Data de apresentação: 23-Jul-2025
Data de publicação: 8-Dez-2025
Referência: SILVA, Laís Morais Araújo da. Futebol e ditadura: a vitória da Copa do Mundo de futebol e o discurso ufanista no governo Médici 1970-1974. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O esporte, ao longo da história moderna, não se limitou apenas a arenas competitivas, mas assumiu um papel emblemático na construção das identidades nacionais. O presente projeto propõe contribuir com a discussão entre o futebol e seu uso político pela ditadura militar brasileira. As bases do trabalho se desenvolvem a partir do futebol como uma importante instituição social, capaz de reafirmar entre as pessoas o sentimento de nacionalismo e identidade nacional, se manifestando através de símbolos e paixões em competições nacionais e internacionais. Utilizando do recorte da Copa de 70 e do futebol como um esporte das massas no Brasil, será trabalhado o investimento na criação de uma cultura esportiva e na imagem de Médici como um apoiador público da seleção, que utilizou-se do futebol como instrumento político para promover e legitimar o seu governo ditatorial.
Abstract: Throughout modern history, sports have not been limited to competitive arenas, but have also taken on an emblematic role in the construction of national identities. This project aims to contribute to the discussion on football and its political use by the Brazilian military dictatorship. The basis of the work is developed from football as an important social institution, capable of reaffirming the feeling of nationalism and national identity among people, manifesting itself through symbols and passions in national and international competitions. Using the 1970 World Cup and football as a sport for the masses in Brazil as a basis, the project will focus on the investment in the creation of a sports culture and on the image of Médici as a public supporter of the national team, who used football as a political instrument to promote and legitimize his dictatorial government.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.