Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4273
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RonanRodriguesCunha.pdf245,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise técnica : um estudo sobre o determinismo de estratégias baseadas nas médias móveis
Autor(es): Cunha, Ronan Rodrigues
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Mercado financeiro
Mercado de capitais
Investimentos - análise
Data de apresentação: 3-Jul-2012
Data de publicação: 8-Jan-2013
Referência: CUNHA, Ronan Rodrigues. Análise técnica: um estudo sobre o determinismo de estratégias baseadas nas médias móveis. 2012. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Divulgada, indiscriminadamente, em cursos de pequena duração, a análise técnica atrai cada vez mais investidores amadores para o mercado acionário brasileiro. A facilidade com que esta técnica aparenta mostrar bons resultados encanta os novos entrantes, mas esbarra no crivo da comunidade acadêmica que contesta seus fundamentos e desaconselha seu uso exclusivo. Alguns trabalhos acadêmicos são contrários ao uso da análise técnica, outros são favoráveis. Essa ambiguidade motivou a pesquisa sobre a aleatoriedade presente nas sinalizações de compra e venda de ações, por meio do teste das carreiras de erros e acertos das estratégias baseadas nas médias móveis. As estratégias foram aplicadas às ações Vale PNA, Petrobras PN, Itausa PN, Eletrobrás PNB, B2W Global ON, Embraer ON e Ibovespa. Os dados obtidos possibilitaram concluir que a liquidez das ações influencia no desempenho do indicador e que as médias móveis apresentaram sequencias aleatórias de erros e acertos para maioria das ações que compõem a carteira.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons