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https://bdm.unb.br/handle/10483/4271
Título: | Estrutura organizacional, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho |
Autor(es): | Pasmadjian, Luísa Selva |
Orientador(es): | Coelho Junior, Francisco Antonio |
Assunto: | Suporte organizacional Aprendizagem Estrutura organizacional Trabalho - desempenho humano |
Data de apresentação: | 20-Set-2012 |
Data de publicação: | 8-Jan-2013 |
Referência: | PASMADJIAN, Luísa Selva. Estrutura organizacional, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho. 2012. 95 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O presente estudo buscou verificar, empiricamente, os efeitos das percepções dos indivíduos sobre suporte à aprendizagem e componentes/dimensões da estrutura organizacional sobre o desempenho humano no trabalho. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, descritiva e explicativa. A coleta de dados efetivou-se por meio da aplicação de questionários com as escalas de organização do trabalho, suporte à aprendizagem e desempenho no trabalho, a primeira ainda em etapa de validação e as duas últimas previamente validadas. Realizou-se a pesquisa na Diretoria de Serviços Corporativos do Sistema Indústria e contou-se com uma amostra de 68 funcionários de uma população de 239. Os dados foram avaliados e categorizados com o auxílio do aplicativo SPSS 20.0. Quanto aos resultados obtidos nas escalas de Suporte à Aprendizagem e Organização do Trabalho, percebe-se uma heterogeneidade quando se trata de autonomia e hierarquia, o que pode significar a existência de subculturas. Já os resultados da escala de Desempenho no Trabalho, mesmo apresentando aspectos a nível individual, mostraram-se mais homogêneos quando se trata do autogerenciamento do desempenho e um pouco mais heterogêneos quando se envolve fatores externos que podem impactar o desempenho humano no trabalho. Na análise correlacional entre as dimensões de cada escala, todos os coeficientes de correlação obtidos são positivos e tem nível de significância com p< 0,01. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012. |
Aparece na Coleção: | Administração
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