| Título: | A revolução dos videoclipes de k-pop e suas inovações na montagem |
| Autor(es): | Reis, Jordana de Lima |
| Orientador(es): | Fonteles, Maurício Gomes da Silva |
| Assunto: | Videoclipe musical - produção e direção K-pop (Música) |
| Data de apresentação: | 17-Set-2024 |
| Data de publicação: | 4-Dez-2025 |
| Referência: | REIS, Jordana de Lima. A revolução dos videoclipes de k-pop e suas inovações na montagem. 2024. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
| Resumo: | Este trabalho explora como o K-pop, um gênero musical originário da Coreia do Sul, não apenas ganhou popularidade, mas também revolucionou o mercado global de videoclipes. Ao focar nos grupos BTS e Blackpink, dois dos maiores nomes da indústria musical sul-coreana, este estudo examina suas estratégias de produção e pós-produção, comparando-as com as de artistas ocidentais contemporâneos, como Taylor Swift e Little Mix, durante o período de 2017 a 2020. A pesquisa busca identificar as inovações em técnicas de pós-produção, com ênfase no uso de CGI (Computer-Generated Imagery) e efeitos visuais avançados, que elevaram os videoclipes de K-pop a um novo patamar de qualidade e reconhecimento internacional. Ao adotar uma abordagem comparativa, o estudo também discute o impacto da Hallyu, a "onda coreana”, no audiovisual global, estabelecendo como as produções de K-pop influenciaram as normas estéticas e técnicas da indústria de videoclipes em nível global. Com isso, a pesquisa destaca a capacidade do K-pop de se adaptar às tendências tecnológicas, consolidando-se como um padrão de qualidade e inovação no cenário audiovisual contemporâneo. |
| Abstract: | This paper explores how K-pop, a musical genre originating from South Korea, not only gained widespread popularity but also revolutionized the global music video market. By focusing on BTS and Blackpink, two of the biggest names in the South Korean music industry, this study examines their production and post-production strategies, comparing them with those of contemporary Western artists such as Taylor Swift and Little Mix during the period from 2017 to 2020. The research aims to identify innovations in post-production techniques, with an emphasis on the use of CGI (Computer-Generated Imagery) and advanced visual effects, which have elevated K-pop music videos to a new level of quality and international recognition. Adopting a comparative approach, the study also discusses the impact of Hallyu, the "Korean wave," on the global audiovisual landscape, highlighting how K-pop productions have influenced the aesthetic and technical standards of the music video industry worldwide. The research emphasizes K-pop's ability to adapt to technological trends, solidifying its position as a benchmark for quality and innovation in the contemporary audiovisual scene. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2024. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.