Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42703
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ThalesSoaresMesquita_tcc.pdf4,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ponto de vista do documentarista como prática social no curta-metragem “Caminhos"
Autor(es): Mesquita, Thales Soares
Orientador(es): Cavalcante, Denise Moraes
Assunto: Documentário (Cinema)
Curta-metragem - processo de produção
Data de apresentação: 16-Set-2024
Data de publicação: 3-Dez-2025
Referência: MESQUITA, Thales Soares. O ponto de vista do documentarista como prática social no curta-metragem “Caminhos”. 2024. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este memorial tem como propósito descrever o processo de realização do documentário Caminhos e a investigação do papel do documentarista em reforçar o lugar do documentário como prática social. O objetivo central foi a realização do documentário em curta-metragem sobre a infraestrutura de transportes, perpassando pelas fases de pesquisa e compreensão do tema, até o processo metodológico. O presente trabalho de conclusão de curso traz reflexões sobre a definição de documentário, seu lugar como prática social e o uso do ponto de vista na construção de narrativas documentais.
Abstract: This memorial aims to describe the process of creating the documentary Caminhos and to explore the roleofthedocumentaryfilmmakerinreinforcingthepositionofdocumentariesas a form of social practice. The main objective was to produce a shortdocumentaryfilmabout transportation infrastructure, covering the stages of research and understanding of the topic, up to the methodological process. This work presents reflections on the definition of documentary, its role as a social practice, and the use of perspective in the construction of documentarynarratives.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Audiovisual, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.