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Título: A animação entre o documental e o artístico na representação de relatos de violência contra a mulher
Autor(es): Lucena, Ana Clara Miranda
Orientador(es): Cavalcante, Denise Moraes
Assunto: Animação (Cinematografia)
Documentário (Cinema)
Violência contra as mulheres
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 2-Dez-2025
Referência: LUCENA, Ana Clara Miranda. A animação entre o documental e o artístico na representação de relatos de violência contra a mulher. 2024. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho busca analisar o uso da animação em narrativas não-ficcionais, com ênfase em documentários, investigando seu papel ambíguo na interseção entre o fictício e o documental. O foco temático do produto proposto recai sobre a representação de relatos de violência contra a mulher, especificamente a violência obstétrica, por meio da animação. A pesquisa inclui uma memória detalhada do processo de produção do curta-metragem animado A Pior dor que há (2024), inspirado no livro “A dor mais doída: relatos de violência obstétrica”, de autoria da jornalista Caira Lima. Neste contexto, são debatidos os desafios éticos e estéticos de transpor a dor alheia para o audiovisual, a valorização da animação no cinema documental e a luta contra o estigma do gênero infantil, bem como as estratégias artísticas e técnicas envolvidas na representação de relatos de violência contra a mulher, destacando-se a abstração visual e a universalização da trama. Também foi estruturado o caminho metodológico empregado para a realização do produto audiovisual utilizando a técnica de stop motion, desde a etapa de pré-produção até a finalização.
Abstract: This study aims to analyze the use of animation in non-fictionalnarratives,withanemphasis on documentaries, investigating its ambiguous role at the intersection between fiction and documentary. The thematic focus of the proposed product lies in the representation of accounts of violence against women, specifically obstetric violence, through animation. The research includes a detaileddescriptionoftheproductionprocessoftheanimatedshortfilmA pior dor que há (2024), inspired by the book “A dor mais doída: relatos de violência obstétrica”, authoredbyjournalistCairaLima.Inthiscontext,ethicalandaestheticchallenges in translating others' pain into audiovisual form are discussed, along with the appreciationof animation in documentary cinema and the fight against its depiction as a children's genre. Additionally, artistic and technical strategies involved in the representation of accounts of violence against women are highlighted, particularly visual abstraction and the universalization of the plot. The methodological path employed in the creation of the audiovisual product using stop-motion technique, from pre-production to finalization, is also outlined.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2024.
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