Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42682
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_GabrielMarinhoRamosLima_tcc.pdf921,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Brasil e Índia : perspectivas da cooperação em biocombustíveis
Autor(es): Lima, Gabriel Marinho Ramos
Orientador(es): Vaz, Alcides Costa
Assunto: Índia - relações exteriores
Biocombustíveis
Data de apresentação: 14-Nov-2025
Data de publicação: 1-Dez-2025
Referência: LIMA, Gabriel Marinho Ramos. Brasil e Índia: perspectivas da cooperação em biocombustíveis . 2025. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Em um mundo de disputas geopolíticas e de intensificação dos efeitos do aquecimento global, as fontes limpas e/ou renováveis de energia tornam-se cada vez mais relevantes. Nesse contexto, os biocombustíveis integram parte dos esforços de garantia da segurança energética e descarbonização em alguns países. Por outro lado, o consumo e o mercado internacional de biocombustíveis permanecem restritos, de forma incompatível com as metas de descarbonização em cenários como o proposto pela IEA. Ainda assim, países interessados na difusão dos biocombustíveis, como o Brasil e Índia, articulam iniciativas de cooperação com vistas à difusão dos biocombustíveis.Tendo isso em vista, a presente monografia investiga a cooperação entre Brasil e Índia no setor de biocombustíveis (com ênfase no período de 2015-2025), tanto em sua modalidade bilateral quanto em foros internacionais, como o BRICS, a CEM Biofuture Platform Initiative, a Mission Innovation e a Aliança Global para os Biocombustíveis, e seus efeitos sobre a difusão internacional dos biocombustíveis. Nesse sentido, foi possível concluir que, apesar dos interesses do Brasil e da Índia no fortalecimento do mercado mundial de biocombustíveis, os impactos da cooperação Brasil-Índia nesse setor permanecem limitados. Ademais, os interesses políticos e econômicos de diferentes agentes em torno de novas tecnologias que competem com os biocombustíveis (ex: veículos elétricos, combustíveis baseados em hidrogênio) e da continuidade da exploração de petróleo podem dificultar iniciativas de cooperação para difusão de biocombustíveis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.