Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42676
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_TaisDeCarvalhoMalheiros_artigo.pdf2,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Níveis de vitamina D em pacientes com câncer de mama e hipercolesterolemia em tratamento com anastrozol na pós-menopausa antes e após uma intervenção nutricional : um estudo de coorte prospectivo
Autor(es): Malheiros, Taís de Carvalho
Orientador(es): Hoffmann, Meg Schwarcz
Coorientador(es): Guerra, Tatiana Lopes de Souza
Freitas, Juliana Rolim
Assunto: Transtornos do metabolismo dos lipídeos
Vitamina D
Anastrozol
Pós-menopausa
Câncer de mama
Neoplasias da mama
Dislipidemia
Data de apresentação: 2025
Data de publicação: 1-Dez-2025
Referência: MALHEIROS, Taís de Carvalho. Níveis de vitamina D em pacientes com câncer de mama e hipercolesterolemia em tratamento com anastrozol na pós-menopausa antes e após uma intervenção nutricional : um estudo de coorte prospectivo. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção Oncológica - Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Estima-se que as doenças cardiovasculares sejam a principal causa de mortes não relacionadas ao câncer de mama, especialmente em mulheres acima de 60 anos com câncer de mama em estágio inicial, que também são comumente acometidas por osteoporose devido a idade. Este estudo busca investigar a relação da prevalência da dislipidemia em relação aos níveis de vitamina D e avaliar o efeito do acompanhamento nutricional nos parâmetros bioquímicos e alimentares de um grupo de pacientes na pós-menopausa com câncer de mama em uso de Anatrozol. Metodologia: Foram acompanhadas, em 3 consultas ambulatoriais com a Nutrição, 22 pacientes com idade a partir de 50 anos, em uso diário de 1mg de Anastrozol, sem uso simultâneo de outro tratamento oncológico, com níveis bioquímicos alterados de colesterol total e frações. Resultados: No período de orientação nutricional, observou-se as faixas de resultados na primeira coleta de 22 a 31 ng/ml para a vitamina D e 204 a 303 mg/dl para o colesterol total. Já na segunda coleta, tais faixas se alteraram para 17 a 37 ng/ml para a vitamina D e 198 a 261 mg/dl para o colesterol total. Em relação aos parâmetros alimentares, houve uma redução no consumo de alimentos ultraprocessados em 8%, fonte de gorduras saturadas em 16% e ricos em sacarose em 23%, bem como um aumento de 39% no consumo de alimentos fonte de vitamina D. Conclusão: Uma intervenção nutricional visando melhorar o consumo alimentar poderá resultar em benefícios relativos à saúde da mulher na pós-menopausa em uso do Anastrozol para o câncer de mama, uma vez que há uma provável relação entre os baixos níveis de vitamina D e a hipercolesterolemia quando em uso deste medicamento. Tal orientação pode ser eficaz para aumentar o consumo dos alimentos benéficos para a saúde óssea e reduzir os que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Estudos com amostras maiores poderão demonstrar resultados mais significativos, principalmente se realizados com um grupo e período maiores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Residência Multiprofissional HUB/UnB, Curso de Especialização em Atenção Oncológica - Nutrição, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Atenção à Saúde Oncológica - Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.