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dc.contributor.advisorMoraes, Lauro Almeida de-
dc.contributor.authorVieira, Camila Lacerda Ribeiro-
dc.identifier.citationVIEIRA, Camila Lacerda Ribeiro. Para entender o falso documentário: análise de linguagem e narrativa em Sereias: O corpo encontrado. 2025. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Audiovisual, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO filme de ficção científica Sereias: O Corpo Encontrado (2011), produzido pelas emissoras Discovery Channel e Animal Planet, adota estratégias estilísticas do gênero documental e omite seu caráter ficcional, causando confusão quanto à sua veracidade perante o público. Este trabalho de conclusão de curso realiza uma análise fílmica da obra pelo método de Vanoye e Goliot-Lété (2008), identificando os elementos e padrões que compõem a narrativa a partir do conceito de documentário descrito por Fernão Ramos (2008), e a discussão ética que se apresenta entorno deste, propiciando a compreensão de como o filme transcende a suspensão de descrença e passa a compor o imaginário daqueles que o tomam como um relato fidedigno de fatos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFilmes de ficção-científicapt_BR
dc.subject.keywordDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subject.keywordAnálise cinemáticapt_BR
dc.titlePara entender o falso documentário : análise de linguagem e narrativa em Sereias: O corpo encontradopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-12-01T14:55:50Z-
dc.date.available2025-12-01T14:55:50Z-
dc.date.submitted2025-02-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42673-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The science fiction film Mermaids: The Body Found (2011), produced by Discovery Channel and Animal Planet, employs stylistic strategies from the documentary genre while omitting its fictional nature, causing confusion regarding its veracity among the audience. This thesis conducts a film analysis of the work using the method proposed by Vanoye and Goliot-Lété (2008), identifying the elements and patterns that shape the narrative based on the concept of documentary as described by Fernão Ramos (2008), as well as the ethical debate surrounding it. This analysis allows for an understanding of how the film transcends the suspension of disbelief and becomes part of the imagination of those who perceive it as a truthful account of events.pt_BR
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