Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4265
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LarissaCoutinhoDiogenes.pdf424,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Intenção de rotatividade e percepção de suporte organizacional em um órgão público federal
Autor(es): Diógenes, Larissa Coutinho
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Servidores públicos
Comportamento organizacional
Rotatividade de pessoal
Suporte organizacional
Data de apresentação: 20-Set-2012
Data de publicação: 8-Jan-2013
Referência: DIÓGENES, Larissa Coutinho. Intenção de rotatividade e percepção de suporte organizacional em um órgão público federal. 2012. 58 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A ocorrência da rotatividade voluntária é um fenômeno que requer atenção de gestores uma vez que, geralmente, implica em potenciais custos, paralisação das atividades em execução, e consequente prejuízo à produtividade e resultados organizacionais. O objetivo deste trabalho consiste em verificar se existem correlações entre o suporte organizacional percebido por servidores públicos do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) do Ministério da Integração Nacional e a intenção de rotatividade destes. A amostra foi composta por 112 servidores, que responderam a um questionário autoaplicável o qual abarcava dois instrumentos: Escala de Suporte Organizacional Percebido, e Escala de Intenção de Rotatividade. A análise de dados foi realizada com auxílio dos programas Excel e SPSS. Foram conduzidas análises estatísticas descritivas e correlações bivariadas de Pearson. Os resultados evidenciaram a existência de correlação significativa entre a intenção de rotatividade dos servidores do Ministério e o suporte organizacional percebido, indicando que quanto menor é a percepção de suporte maior é a intenção de deixar o emprego. A associação mais forte foi entre o fator ascensão, promoção e salários e intenção de rotatividade. Os resultados encontrados sugerem que, se a organização em tela se preocupa com a permanência dos servidores em seu quadro de funcionários, deve trabalhar as suas políticas e práticas de recursos humanos a fim de promover ações que aumentem a percepção destes acerca da retribuição efetiva de seus esforços.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons