Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42645
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_VirginiaMoraesSousa_tcc.pdf3,16 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarneiro, Rose May-
dc.contributor.authorSousa, Virgínia Moraes e-
dc.identifier.citationSOUSA, Virgínia Moraes e. O olhar artificial: uma análise comparativa entre a fotografia feminina e a geração de imagens por inteligência artificial. 2025. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Audiovisual, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso visa estabelecer a relação entre a fotografia numa perspectiva feminina e as imagens geradas a partir da inteligência artificial generativa, propondo a questão da possibilidade de substituição do profissional fotógrafo pela tecnologia de aprendizado de máquina, a partir de uma análise comparativa entre o trabalho de três fotógrafas influentes no Brasil (Claudia Andujar, Vânia Toledo e Cris Bierrenbach) e sua reprodução a partir do programa de IA generativa Midjourney. O estudo permeia entre questões históricas, filosóficas, éticas, sociais e de gênero concernentes à produção fotográfica e artificial, a partir do pensamento de grandes nomes da fotografia e da IA, como Roland Barthes, Susan Sontag e Lucia Santaella.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMulheres nas profissõespt_BR
dc.subject.keywordFotografia - técnicas digitaispt_BR
dc.subject.keywordInteligência artificialpt_BR
dc.titleO olhar artificial : uma análise comparativa entre a fotografia feminina e a geração de imagens por inteligência artificialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-28T12:25:04Z-
dc.date.available2025-11-28T12:25:04Z-
dc.date.submitted2025-02-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42645-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This course conclusion work aims to establish the relationship between photography from a female perspective and images generated from generative artificial intelligence, proposing the question of the possibility of replacing professional photographers with machine learning technology, based on an analysis comparative between the work of three influential photographers in Brazil (Claudia Andujar, Vânia Toledo and Cris Bierrenbach) and its reproduction using the Midjourney generative AI program. The study permeates historical, philosophical, ethical and social issues concerning photographic and artificial production, based on the thoughts of great names in photography and AI, such as Roland Barthes, Susan Sontag and Lucia Santaella.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.