| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
| dc.contributor.advisor | Carneiro, Rose May | - |
| dc.contributor.author | Sousa, Virgínia Moraes e | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Virgínia Moraes e. O olhar artificial: uma análise comparativa entre a fotografia feminina e a geração de imagens por inteligência artificial. 2025. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Audiovisual, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso visa estabelecer a relação entre a fotografia numa perspectiva feminina e as imagens geradas a partir da inteligência artificial generativa, propondo a questão da possibilidade de substituição do profissional fotógrafo pela tecnologia de aprendizado de máquina, a partir de uma análise comparativa entre o trabalho de três fotógrafas influentes no Brasil (Claudia Andujar, Vânia Toledo e Cris Bierrenbach) e sua reprodução a partir do programa de IA generativa Midjourney. O estudo permeia entre questões históricas, filosóficas, éticas, sociais e de gênero concernentes à produção fotográfica e artificial, a partir do pensamento de grandes nomes da fotografia e da IA, como Roland Barthes, Susan Sontag e Lucia Santaella. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Mulheres nas profissões | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Fotografia - técnicas digitais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Inteligência artificial | pt_BR |
| dc.title | O olhar artificial : uma análise comparativa entre a fotografia feminina e a geração de imagens por inteligência artificial | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-28T12:25:04Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-28T12:25:04Z | - |
| dc.date.submitted | 2025-02-20 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42645 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This course conclusion work aims to establish the relationship between photography from a female perspective and images generated from generative artificial intelligence, proposing the question of the possibility of replacing professional photographers with machine learning technology, based on an analysis comparative between the work of three influential photographers in Brazil (Claudia Andujar, Vânia Toledo and Cris Bierrenbach) and its reproduction using the Midjourney generative AI program. The study permeates historical, philosophical, ethical and social issues concerning photographic and artificial production, based on the thoughts of great names in photography and AI, such as Roland Barthes, Susan Sontag and Lucia Santaella. | pt_BR |
| Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|