| Título: | Práticas e desafios no ensino de Ciências em ambientes prisionais no Distrito Federal : uma análise a partir da literatura acadêmica |
| Autor(es): | Lacerda, Vitória da Silva |
| Orientador(es): | Schnorr, Samuel Molina |
| Assunto: | Ciências - estudo e ensino Prisioneiros e prisões Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
| Data de apresentação: | 18-Dez-2023 |
| Data de publicação: | 27-Nov-2025 |
| Referência: | LACERDA, Vitória da Silva. Práticas e desafios no ensino de Ciências em ambientes prisionais no Distrito Federal: uma análise a partir da literatura acadêmica. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
| Resumo: | O presente estudo aborda as práticas e principais desafios enfrentados por docentes no ensino de Ciências em ambientes prisionais do Distrito Federal. Esta pesquisa visa explorar as particularidades desse contexto educacional específico, com ênfase no ensino de Ciências, reconhecendo sua importância para a ressocialização e desenvolvimento desses indivíduos. Por ter como traço uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou-se da análise de conteúdo, com busca por meio de levantamento bibliográfico em artigos com conteúdo sobre o ensino de Ciências/Biologia no sistema prisional, com recorte geográfico do Distrito Federal e análise de documentos. A análise dos resultados apresentou o uso de filmes como uma importante estratégia didática, proporcionando aos alunos momentos em que conseguem desligar-se da realidade que se encontram, sob cárcere. Como desafios enfrentados, a alta rotatividade de alunos, classes heterogêneas, adequação de materiais, bem como a precariedade dos mesmos e redução da autonomia docente foram citados pelos autores, por quem exerce a docência ou participa de atividades educacionais nesses contextos. Por outro lado, autores descreveram possibilidades e qualidades entregues na educação de jovens e adultos intramuros; entre elas, destacam-se o interesse pelo aprendizado por parte dos discentes e um diferencial na valorização e respeito aos professores, por parte dos mesmos. Em síntese, o ensino de Ciências em ambientes prisionais mostra-se como um imperativo, essencial para a reintegração desses indivíduos no retorno à sociedade. |
| Abstract: | The present study addresses the practices and main challenges faced by educators in teaching Science in prison environments in the Federal District. This research aims to explore the particularities of this specific educational context, with an emphasis on science education, recognizing its importance for the reintegration and development of these individuals. Due to its qualitative approach, the research relied on content analysis, conducting a bibliographic review of articles on Science/Biology education within the prison system, specifically within the Federal District. The analysis of the results revealed the use of films as a significant didactic strategy, providing students with moments where they can disconnect from the reality they face within confinement. Challenges encountered included high student turnover, heterogeneous classes, adequacy of materials, as well as their precariousness, and reduced teacher autonomy, as mentioned by authors who engage in teaching or participate in educational activities in these settings. On the other hand, authors described possibilities and strengths delivered in the education of incarcerated youth and adults; among them, the interest in learning by the students stands out, alongside a notable improvement in valuing and respecting teachers. In summary, Science education in prison environments proves to be imperative, essential for the reintegration of these individuals into society upon their return. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2023. |
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| Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
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